Polícia garante tranquildade da 250ª Romaria da Penha

Polícia garantiu segurança dos mais de 300 mil fiéis que participaram da Romaria (Fotos: Werneck Moreno)
A 250ª Romaria de Nossa Senhora da Penha, realizada neste sábado (23) – na Capital, terminou com segurança e tranquilidade para os mais de 300 mil fiéis que participaram do evento. Ao final do percurso de 14 quilômetros , apenas duas ocorrências foram registradas, nenhum delas de maior gravidade.

Por volta das 22h, um homem altamente alcoolizado e passando mal foi levado pela polícia até o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no qual foi atendido. Horas depois, já na madrugada de domingo (24), um adolescente de 13 anos foi apreenddido em flagrante de posse de um revólver calibre 38.

Ele foi abordado quando o cortejo passava pela Avenida Hilton Souto Maior, próximo à entrada do bairro Quadramares, e encaminhado para a Delegacia da Infância e Juventude, no Centro da Capital, onde foi autuado por porte ilegal de arma e liberado em seguida.

“Agradecemos a todos os policiais militares que se esforçaram e de forma integrada com as outras forças de segurança deram tranqüilidade a todos os romeiros que participaram da romaria. Tudo saiu conforme o planejado, graças a esse quase 700 homens que policiaram com afinco”, comentou o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves.

Junto com o secretário de Estado da Segurança, Cláudio Lima, ele acompanhou pessoalmente a execução do plano de segurança do evento, percorrendo, inclusive, a maior parte do percurso da romaria – que teve início na Igreja de Lourdes, no Centro da capital, até o Santuário, na praia da Penha.

No total, foram empregados na segurança do evento 820 homens e mulheres das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros – sendo a maior parte deles, 685, da PM. A corporação também montou em pontos estratégico do percurso 18 Postos de Observação Policial (POPs) e empregou homens no policiamento velado (sem fardamento).

Em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), ainda foram distribuídas câmeras que monitoraram em tempo real todo o evento.