Diretrizes Estratégicas da Polícia Militar da Paraíba

1. DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO (FOCO DE ATUAÇÃO DA PMPB)

Segurança ostensiva e preventiva no Estado da Paraíba.

2. MISSÃO (RAZÃO DA EXISTÊNCIA DA PMPB)

Preservar a ordem pública através do policiamento ostensivo e preventivo, garantindo os direitos e as liberdades fundamentais da sociedade.

3. VISÃO ESTRATÉGICA (A SER ALCANÇADA ATÉ 2026)

Ser uma instituição de excelência no desempenho do policiamento ostensivo e preventivo, de forma inovadora e efetiva para a sociedade paraibana.

4. SLOGAN DA PMPB

Polícia forte, sociedade segura.

5. VALORES DA PMPB

Disciplina:
Respeito às regras, aos regulamentos e aos procedimentos da organização, assegurando a ordem, a eficiência e a eficácia, tornando-se o alicerce que transforma metas em realizações.
Hierarquia:
Sistema de comando garantidor da harmonia e da eficiência no ambiente de trabalho.
Ética:
Integridade, lealdade, profissionalismo, honestidade e justiça em todas as situações.
Legalidade:
Atuação em conformidade com o ordenamento jurídico vigente.
Respeito aos Direitos Humanos:
Dedicação à justiça, à equidade e à dignidade de todos os cidadãos.

6. DEFINIÇÃO DOS STAKEHOLDERS (PARTES INTERESSADAS) E POLÍTICAS
Atores Internos Políticas Institucionais de Relacionamento
Militares Estaduais Ativos • Manter capacitação continuada para a prestação de serviço de excelência.
• Ter uma política de ascensão funcional equânime.
• Atuar conforme os valores da Polícia Militar.
• Garantir condições dignas de trabalho para todos os integrantes da Polícia Militar.
• Estabelecer relação de assistência à saúde.
• Elaborar o Plano de Valorização Profissional, aproveitando os resultados da recente Pesquisa Nacional sobre a Valorização do Profissional de Segurança Pública, promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e a Universidade de Brasília.
• Elaborar o Plano de Qualidade de Vida, de acordo com o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP – Art. 42 da Lei Federal Nº 13.675/2018).
• Utilizar tecnologias para o subsídio do exercício da atividade policial.
Militares Estaduais Veteranos • Atuar em conformidade com os valores da Polícia Militar.
• Promover a manutenção da qualidade de vida, com assistência à saúde.
• Propor uma política de reparação de perdas salariais.
• Regionalizar o atendimento das demandas dos veteranos e seus dependentes.
• Efetivar ações que fortaleçam o sentimento de pertencimento por parte dos veteranos: criação do “Dia do Veterano” e do “Café com o Comandante”; realização de eventos periódicos voltados para a saúde e a educação financeira; realização de formaturas nas unidades em ocasiões de passagem de militares para a inatividade.
Pensionistas • Possibilitar o acesso a informações necessárias para o processo a que faz jus.
• Orientar quanto aos benefícios e direitos na forma da lei.
Servidores Civis • Fortalecer o sentimento de pertencimento e a valorização dos serviços prestados.
Prestadores de Serviço Contratados • Estabelecer uma relação de comprometimento, com ênfase na confiança e no respeito, voltada à realização de ações de forma eficaz e eficiente.
• Estabelecer uma relação de transparência e de cumprimento das obrigações contratuais.
• Promover ações para a valorização dos serviços prestados.
Dependentes • Prover assistência médica e social, conforme legislação pertinente.
Atores Externos Políticas Institucionais de Relacionamento
Sociedade • Preservar uma relação de credibilidade, confiança e respeito, garantindo os direitos fundamentais de todos os cidadãos.
• Estabelecer, nos termos da lei, uma política institucional de dados abertos (transparência pública).
• Melhorar seus indicadores e buscar a validação externa, em prol da excelência dos serviços prestados.
Governo Estadual • Manter estrito e constante relacionamento, objetivando o fortalecimento da PMPB.
• Buscar as condições necessárias para que a Polícia Militar possa executar sua missão constitucional.
• Trabalhar pela composição do Plano Estadual de Valorização dos Profissionais da Segurança Pública.
• Participar da elaboração do Planejamento Estratégico e do Plano Executivo para a Segurança Pública na Paraíba.
• Prospectar parcerias estratégicas para cooperação bi(multi)lateral.
• Identificar oportunidades que auxiliem na criação de políticas públicas, sobretudo na área de Segurança e Defesa Social.
• Colaborar para o desenvolvimento da Rede PB Digital, que possibilitará o exercício da cidadania digital.
Governos Federal e Municipal • Buscar parcerias estratégicas para cooperação bi(multi)lateral.
Poderes Legislativo,
Judiciário, MP e
Tribunal de Contas
• Estabelecer uma relação de credibilidade, transparência e legalidade entre os órgãos.
• Buscar acesso institucional recíproco entre a PMPB e o poder demandado ou demandante.
Comunicação e Mídia • Manter uma relação de proximidade, confiança e respeito, em prol da transparência na divulgação das ações institucionais.
• Desenvolver ações que possibilitem a profissionais da imprensa conhecerem a cultura organizacional da Polícia Militar.
• Diversificar os canais de acesso à informação, promovendo o fortalecimento e a credibilidade institucional.
Fornecedores • Otimizar a governança corporativa e a transparência pública, para a seleção de melhores serviços, produtos e fornecedores, respeitando os termos contratuais.