#Sertão: Oficial do Choque conclui o Ciosac em Pernambuco

O Comandante do Bope, Major Bisneto, prestigiou a formatura do militar paraibano no CIOSAC
De sessenta e dois policiais militares de vários Estados que se submeteram ao 14º curso intensivo de operações e sobrevivência na área de caatinga (CIOSAC), realizado pela PM de Pernambuco, quarenta e quatro conseguiram se formar, um deles da Polícia Militar da Paraíba, o Tenente Silva Neto, que foi o único estrangeiro (por não ser pernambucano) a concluir o curso com aproveitamento.

Os outros militares pediram voluntariamente desligamento durante os quase 45 dias de instruções, que terminou no último dia 11. No total, conseguiram se formar 41 policiais militares e dois bombeiros de Pernambuco, além do policial da PMPB, que atualmente está lotado na 1ª Companhia do choque, pertencente ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

O curso ofereceu 360 horas/aula distribuídas em 25 disciplinas, tais como sobrevivência na área de caatinga, operações ribeirinhas, montanhismo, ações anti-bombas, patrulha rural, operações helitransportadas, direitos humanos, entre outras.

As instruções eram realizadas durante todos os turnos, inclusive de madrugada muitas vezes. Os alunos passam pelas cidades de Recife, Custódia, Serra Talhada, Petrolina, Belém de São Francisco, Brejo da Madre de Deus, Triunfo, Fátima, todas no Estado de Pernambuco.

Dentro da instrução de operações ribeirinhas, os militares arrancaram mais de 80 mil pés de maconha, erradicando uma plantação descoberta no período.

Além do conhecimento adquirido nas instruções, o oficial da polícia paraibana também aproveitou o intercâmbio que o Ciosac proporcionou, através de visitas ao Batalhão de Policiamento de Choque de Pernambuco, Companhia Independente de Operações Especiais e ao Grupamento Tático Aéreo.

Compartilhar