Prevenção às drogas é tema do ‘Polícia Solidária’ desta segunda (14)

Programa completou um ano de criação no último mês de julho
O Programa ‘Polícia Solidária’, realizado semanalmente pela coordenadoria de Direitos Humanos e Integração Comunitária da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), aborda hoje a atemática da prevenção e combate às drogas. Para isso, a produção do programa leva ao estúdio o coordenador adjunto do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), tenente Valcemir, e o delegado geral adjunto de Polícia Civil da Paraíba, Isaías Gualberto.

Segundo a produção do ‘Polícia Solidária’, o público poderá interagir com os apresentadores e os convidados através dos telefones 3214-7797, 3214-7796 ou através do perfil ‘Polícia Comunitária da PMPB’, no facebook.

Um dos apresentadores do programa, que é veiculado pela rádio Tabajara AM 1.110 todas as segundas-feiras – das 18h às 19h, major Lúcio Domingos, lembrou que a programação de hoje segue a linha do programa, servindo de canal entre a polícia e a comunidade, identificando problemas da população e divulgando a prevenção no que tange à segurança pública; além de expor as ações das Polícias Militar e Civil.

“O ‘Polícia Solidária’ já está há mais um ano no ar e vem cumprindo seu papel como mais uma ferramenta dentro do projeto do Governo de promover a aproximação entre a polícia e a sociedade. Nesse espaço, temos mostrado ao cidadão qual a sua responsabilidade perante os órgãos de segurança pública, considerando que, conforme estabelece o artigo 144 da Constituição Federal de 1988, a segurança pública é dever do Estado e direito e responsabilidade de todos”, destacou Lúcio.

Afora ele, participam da apresentação do programa o capitão Jarmerson Souza (integrante da coordenadoria de Direitos Humanos e Integração Comunitária da Polícia Militar da Paraíba), a presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Mangabeira, Abimadabi Vieira, e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Manaíra, Severino Oliveira.

O Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) tem feito a diferença na vida de milhares de crianças e adolescente da Paraíba. Só no primeiro semestre deste ano, o programa da Polícia Militar da Paraíba já formou 10.300 alunos de mais de 150 escolas públicas e privadas na prevenção e combate às drogas. O projeto acontece em 12 encontros, nos quais os policiais militares realizam atividades lúdicas e pedagógicas que conscientizam e esclarecem os malefícios trazidos pelo uso dos entorpecentes.

O programa ainda enfatiza, durante todo o curso, a autoestima e a capacidade de tomada de decisão por parte dos alunos.A ideia é que eles acreditem em si mesmos e saibam que têm capacidade para tomar as próprias decisões. As crianças e os adolescentes também são incentivados a reconhecer as pressões do grupo e quais são as verdadeiras e boas amizades. No total, o programa tem quatro currículos, divididos para as seguintes séries (1º ao quarto ano; 5º ano; 7º ano e Proerd para os pais e funcionários das escolas).

Compartilhar