2º BPM comemora 88 anos e celebra resultados alcançados na segurança

A solenidade de comemoração foi realizada no Teatro Severino Cabral, em Campina Grande
O teatro Severino Cabral, em Campina Grande, foi palco das comemorações dos 88 anos do 2º Batalhão de Polícia Militar, que reuniu nesta terça-feira (19) autoridades civis e militares para também celebrar os 181 anos de criação da Polícia Militar da Paraíba, completados no último dia 3 de fevereiro. A solenidade foi dirigida pelo vice-governador Rômulo Gouveia e contou com homenagens e entregas de comendas às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da unidade operacional.

O Comandante do 2º BPM, Tenente-Coronel Sousa Neto, destacou o empenho que a tropa vem desenvolvendo para promover a segurança aos cidadãos atendidos pelo Batalhão. “Estamos produzindo muito e esse trabalho vem gerando ótimos resultados em relação aos índices de segurança na Cidade, o que nos enche de orgulho e nos motiva a trabalhar cada vez mais para fazer valer o slogan de ‘guardiões da Borborema’ que carregamos em nossa missão diária”, destacou Souza Neto.

Atualmente o 2º BPM atende a 50 bairros de Campina Grande, à cidade de Fagundes e aos Distritos de São José da Mata, Galante e Catolé. Ao todo, cerca de 420 mil pessoas são atendidas pelo serviço de segurança pública do Batalhão, que recentemente ganhou sua primeira Unidade de Polícia Solidária para desenvolver a filosofia de polícia comunitária no Bairro do Multirão.

Em 2012, os policiais do 2º Batalhão participaram de onze operações, tiraram 283 armas de circulação, prenderam 1.183 pessoas, apreenderam 234 adolescentes cometendo atos infracionais e recapturaram 140 foragidos da justiça, segundo dados da seção de planejamento da Unidade. Mais de 112 quilos de maconha foram apreendidos durante as ações, além de mais de 21 quilos de crack.

Ações – No último fim de semana, os policiais do 2º Batalhão prenderam na cidade de Toritama, em Pernambuco, um dos acusados de integrar uma quadrilha responsável por assaltos a agências dos correios e correspondentes bancários da Paraíba e Pernambuco. Josivaldo Macêdo Firmino, de 34 anos, conseguiu fugir quando percebeu a chegada dos Policiais Federais na Cidade de Boqueirão, no último dia 14, durante a operação ‘cinzas’ – deflagrada pela PF e que conseguiu prender dois suspeitos dos crimes que vinham acontecendo nos dois Estado. Através de informações repassadas ao Comandante do 2º BPM, os policiais da Força Tática conseguiram localizar o suspeito, que foi preso e levado para Superintendência da Polícia Federal de Campina Grande.