Comandante geral participa de encontro do ‘Brasil Mais Seguro’

Comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, participou do evento junto com o Secretário de Segurança Pública, Cláudio Lima, e o comandante geral dos Bombeiros, Jair Carneiro (foto: Werneck Moreno)
O governador Ricardo Coutinho participou, nesta segunda-feira (27), ao lado da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, da abertura do III Colóquio do Programa Brasil Mais Seguro, na Escola de Serviço Público da Paraíba (Espep), em João Pessoa. A solenidade de abertura contou ainda com as presenças do secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, entre outras autoridades.

Na ocasião, Regina Miki e representantes do Ministério da Justiça apresentaram o “Brasil Mais Seguro”, programa do Governo Federal de enfrentamento à violência no Brasil. O objetivo é promover a atuação qualificada e eficiente dos órgãos de segurança pública e do sistema de justiça criminal para a redução da criminalidade em todo o país.

O governador Ricardo Coutinho destacou que o evento vem reforçar a parceria já existente entre Estado e Governo Federal e contribuir para as ações do programa Paraíba Unida pela Paz, que vem reduzindo nominalmente os crimes contra a vida. “A Paraíba apresenta hoje uma redução de 9,2% nos índices de homicídios, resultado obtido com um trabalho muito eficiente das nossas polícias. Queremos apresentar dados ainda melhores e essa parceria com o Brasil Mais Seguro é fundamental”, afirmou o governador.

A secretária nacional Regina Miki destacou a Paraíba como um dos estados brasileiros mais atuantes no enfrentamento à violência, que possui uma política de segurança pública forte e consolidada. “O Brasil Mais Seguro visa reforçar o trabalho que vem sendo desenvolvido nesse Estado. O modelo de gestão adotado na Paraíba é muito interessante e podemos pactuar diversas ações que venham fortalecer o combate à criminalidade”, ressaltou.

Os principais eixos do programa Brasil Mais Seguro são: enfrentamento à impunidade, aumento da sensação de segurança, controle de armas, combate a grupos de extermínio e ações de prevenção à violência.

A parceria com o Governo Federal também vai colaborar com a resolução dos inquéritos antigos, acumulados nos anos anteriores a 2010. “A Paraíba tem oferecido policiais para a Força Nacional e agora recebe uma contrapartida para enfrentar o passivo dos inquéritos acumulados em gestões anteriores e que não foram concluídos”, afirmou o secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima. Atualmente, existem mais de 600 policiais paraibanos atuando na Força Nacional, com ações em 23 estados brasileiros.

Também participaram da solenidade de abertura, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, a representante da Secretaria Geral da Presidência da República, Fernanda Machiaveli, o representante da Secretaria de Reforma do Judiciário, Washington Leonardo Guanaes Bonini, e técnicos do Ministério da Justiça.

Paraíba Unida pela Paz

Na tarde desta segunda-feira (27), o secretário Cláudio Lima apresenta os resultados do Paraíba Unida pela Paz, conjunto de ações que resultaram na redução dos índices criminais no Estado.

No acumulado de janeiro a outubro deste ano, o número de homicídios na Paraíba sofreu uma redução de 9,2%, em relação ao mesmo período do ano passado: nos dez primeiros meses do ano passado ocorreram 1.399 CVLI e este ano a incidência desse tipo de crime caiu para 1.270 casos. A queda representa mais 129 vidas preservadas. O Paraíba Unida pela Paz tem como bases a repressão qualificada, o investimento em inteligência policial e o trabalho integrado das polícias Civil, Militar, Bombeiro Militar.

Também colaboram com a apresentação autoridades do Tribunal de Justiça, Ministério Público e das polícias Civil e Militar.

Compartilhar