Mais de 480 mil crianças e adolescentes foram formadas pelo Proerd em 23 anos de atuação do Programa na Paraíba

Além do combate ao crime de tráfico de drogas, a Polícia Militar tem atuado forte, desde o ano de 2000, na prevenção ao uso de entorpecentes.  A corporação fechou o ano de 2023 com mais de 34 mil crianças e adolescentes formadas pelo Programa de Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Em 23 anos, 483.152 meninos e meninas já foram formados pelo Proerd na Paraíba.

Com parcerias e atividades lúdicas e pedagógicas, em salas de aula, o Proerd orienta crianças e adolescentes a tomarem decisões para se manterem seguros e longe do uso de entorpecente e da violência. O Programa fortalece o modelo de tomada de decisão e traz a ferramenta como chave para o aluno pensar nas consequências antes de agir.

Escola Machado de Assis, na grande João Pessoa, recebeu o Proerd em 2023

Em 2023, o Proerd atendeu alunos de 264 escolas em 61 municípios levando a mensagem chave de “dizer não” aos entorpecentes. As atividades são ministradas pelos próprios policiais militares, que tem formação específica para a atuação em sala de aula e com o público infanto-juvenil. 78 instrutores policiais militares atuaram e fortaleceram as ações do Proerd este ano.

“Para fortalecer ainda mais as ações de prevenção e formação em 2024, realizamos na semana passada um alinhamento estratégico com os policiais militares que são instrutores do programa e que atuam em sala de aulas: eles receberam orientações pedagógica com a revisão dos currículos, tornando-os ainda mais aptos para a atuação junto aos jovens e às crianças que serão assistidas pelo Proerd”, explicou a major Neuma, coordenadora do Proerd na Paraíba.

Reunião ocorreu de modo virtual com policiais de toda a Paraíba

A atuação do programa faz parte da Coordenadoria de Combate e Resistência às Drogas e à Violência (EM/4) do Estado-Maior Estratégico da PMPB.

Atualizado às 12h31.

Compartilhar