NO SERTÃO: Polícia Militar comemora 51º aniversário do 3º Batalhão

51 anos de história ao lado do povo sertanejo da Paraíba. Foi esse o ‘tom’ da solenidade que comemorou o 51º aniversário do 3º Batalhão da Polícia Militar, na cidade de Patos. A ocasião aconteceu na tarde da última sexta-feira (26), reunindo gestores da segurança pública, membros do Judiciário e instituições parceiras da PMPB.

O comandante-geral da PM, coronel Sérgio Fonseca, parabenizou a história e o legado da unidade, bem como os últimos resultados alcançados no combate aos delitos, e dos crimes contra a vida. Policiais da ativa e da inatividade foram homenageados com comendas e certificados.

Ainda durante as comemorações, o Batalhão recebeu oficialmente investimentos de R$ 26 mil, a partir de parceria com a 1ª e 2ª Vara da Comarca de Patos, com aquisição de bicicletas e equipamentos de proteção individual para a ciclopatrulha, fortalecendo as ações de presença da PM na região da malha central de cidade-sede do 3º Batalhão.

Novas pistolas adquiridas pela PMPB também fortalecem as ações dos policiais no Sertão

A solenidade desta sexta aconteceu no auditório do Fórum Miguel Sátyro, mas toda a semana foi de comemorações pelo aniversário da Unidade que é referência no Sertão (na foto abaixo).

Na segunda-feira (22) ocorreu um culto em ação de graças na sede do Batalhão. De terça-feira à quinta, uma exposição do Museu da PMPB contou mais da história da corporação no Sertão, encantando famílias e curiosos, no Patos Shopping. Ainda na quinta (25), uma nova edição da ação social “Na Praça com Segurança”, no bairro das Sete Casas, levou serviço, entretenimento e muitas brincadeiras para a criançada.

História – O 3º BPM foi criado em 1961, mas só foi instalado em 14 de maio de 1972. É chamado de Guardião do Sertão, onde atua fazendo fronteira com o Rio Grande do Norte e Pernambuco. A Unidade forma policiais, realiza projetos sociais, tem local próprio para treinamento e presta o serviço de segurança em 21 cidades, através de suas quatro companhias.

No passado, o 3º BPM era responsável pelo policiamento do todo o Sertão, por isso o nome de Guardião do Sertão. Atualmente a unidade é comandada pelo tenente-coronel Esaú de Lucena Barboza, e está inserida no Comando de Policiamento Regional II (3ª Região Integrada de Segurança Pública).