EM FEIRA DE INOVAÇÃO: Polícia Militar expõe ferramentas tecnológicas que têm auxiliado corporação no combate a criminalidade na Paraíba

A Polícia Militar da Paraíba expõe, até o próximo dia 1º de outubro, drones e diversas ferramentas tecnológicas que têm colaborado para a segurança pública e defesa social no estado. A atividade está sendo realizada no Centro de Convenções em João Pessoa, durante a 6ª edição da EXPOTEC (foto acima), evento promovido pela Associação Nacional para a Inclusão Digital (ANID Brasil).

Durante a feira, a PMPB promove um workshop com gestores e profissionais da segurança sobre a regulamentação de drones e seu uso pelas Forças de Segurança na defesa do cidadão. As instruções são ministradas pelos policiais do Comando de Operações Aéreas (COA) da PM (foto abaixo), Corpo de Bombeiros Militar e Grupamento Tático Aéreo (GTA), da Secretaria de Segurança e Defesa Social.

“As estruturas tecnológicas como um todo são fundamentais para nossa evolução enquanto instituição de Estado. As nossas Polícias Militares já têm mais de 200 anos de vida. A nossa PMPB, no próximo ano, completará 190 anos de existência. E todos nós temos essa consciência e precisamos alimentar mais ainda o nosso papel de Estado, pautado na institucionalidade de nossas ações, e no foco permanente na busca da paz”, disse o coronel Euller Chaves, comandante-geral da PMPB, em discurso na abertura do evento, na manhã desta quarta-feira (29).

O comandante exaltou a tecnologia enquanto aliada dos homens e mulheres que compõem a corporação. A fala aconteceu para o público formado por gestores de órgãos de segurança, especialistas em tecnologias, civis, e para os comandantes de unidades operacionais da PMPB.

Feira – Além de um stand expondo as aeronaves remotamente pilotadas, conhecidas popularmente como drones, a PM também destacou o Ponto de Apoio Solidário (PAS). O PAS é um totem com serviços da PM, ainda em testes nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, e que conta com ferramentas que ajudam a população, como contato direto com os serviços de emergência e câmera de vigilância (foto abaixo).

Também na tarde desta quarta-feira, a Banda de Música da Polícia Militar participou do evento, trazendo canções tradicionais e modernas para os participantes do evento.

Mais – A 6ª edição da EXPOTEC traz ainda mais de 35 oficinas e trilhas de conhecimento nas áreas de robótica, inclusão digital, segurança, inteligência artificial, dentre outras.

Download – A Coordenadoria de Tecnologia de Informação da PM (EM/8) disponibilizou, na feira, um folder com orientações e dicas para o uso seguro dos drones. Quem quiser conferir, pode ter acesso no link e fazer o downlod: https://www.pm.pb.gov.br/portal/wp-content/uploads/2021/09/Folder-drone-legal.pdf 

 

Atualizado às 17h17.

Compartilhar