Polícia Militar aplica 20 mil reais em multas em ações de combate à perturbação do sossego na Paraíba

A Polícia Militar redobrou o combate às ocorrências de perturbação do sossego, que em sua maioria são provocadas por volume abusivo de som. Nesse fim de semana, foram aplicados 20 mil reais em multas, apreendidos cinco aparelhos sonoros e três estabelecimentos comerciais foram notificados, em Santa Rita e João Pessoa. A corporação, através do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), planeja uma operação específica para esse combate nos próximos dias, com mais rigor e menos tolerância para quem for flagrado com essa prática.

A perturbação do sossego alheio é uma contravenção penal contra a paz pública, punida com prisão simples, de quinze dias a três meses ou multa. Essa é uma das ocorrências mais atendidas pela PM e envolve principalmente o abuso do volume do som, seja em mala de carro, paredão ou mesmo em residências e casas de eventos.

Conforme dados da Coordenadoria de Estatística e Avaliação da PM (EM/7), só nesse fim de semana foram atendidos 373 chamados de perturbação do sossego no Estado, sendo 272 em João Pessoa. Mangabeira (29 chamados), Cristo (20 chamados) e Gramame (18 chamados) são os bairros que lideraram os acionamentos na capital.

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), que apoia as unidades operacionais da PM nesse combate, apreendeu 2 sons automotivos em Santa Rita, aplicando multa de 5 mil reais nos proprietários dos veículos, e multou com o mesmo valor os responsáveis por uma casa de eventos na Praia do Sol e de uma granja em Gramame, todos por abuso de volume sonoro.

Operação para os próximos – Para aumentar o rigor contra essa prática, que por consequência provoca aglomerações e riscos de disseminação da COVID-19, a PM está montando uma operação com comboios específicos para atendimento de ocorrências de perturbação do sossego. Nessa operação, quem for flagrado fazendo abuso de volume de som será conduzido diretamente para a delegacia. Não haverá tolerância. Os trabalhos terão à frente o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb).