Polícia Militar reforça presença para garantir proteção nas comunidades quilombolas da Paraíba

A Polícia Militar vem reforçando a segurança e a interação nas mais de 40 comunidades quilombolas da Paraíba. O objetivo é acompanhar mais de perto as demandas das famílias e buscar viabilizar as soluções, dentro da filosofia de polícia solidária. Entre os trabalhos realizados, estão a prevenção ao furto de animais e ao dano nos roçados dos moradores.

Nos próximos meses, essas comunidades contarão com a Patrulha de Apoio à Integração Social, com policiais militares treinados para atuar na prevenção secundária, junto aos grupos mais suscetíveis à violência, entre eles, os quilombolas e indígenas.

A patrulha fará parte do Grupamento Especializado em Ações Preventivas (GESAPE), criado pelo Governador João Azevêdo, através do comando da Polícia Militar, em 2019, que conta com outras duas patrulhas: Patrulha PROERD (Cuida do policiamento comunitário escolar, atuando na prevenção primária) e a Patrulha Maria da Penha (que integra o Programa Integrado Patrulha Maria da Penha, assistindo mulheres vítimas da violência doméstica e familiar).



Durante a pandemia, a PM auxiliou às famílias que moram em comunidades quilombolas no recebimento de cestas básicas e kits de higiene disponibilizados pelo governo do Estado e agora, na campanha de vacinação, tem orientado os moradores a terem acesso à imunização contra a COVID-19.

Compartilhar