Policiais militares concluem 1º Estágio de Policiamento Montado

“Quando os estribos se tocam, está feito a camaradagem”. Foi com esse pensamento que 14 alunos do 1º Estágio de Policiamento Montado concluíram a atividade de capacitação, que foi realizada pela Polícia Militar da Paraíba. A conclusão oficial do estágio aconteceu na manhã desta quinta-feira (20), no Centro de Educação da PM, em João Pessoa.

A ocasião reuniu os concluintes, que são policiais militares da Paraíba e da Polícia Militar do estado do Tocantins, além de oficiais e praças do Regimento de Polícia Montada (RPMont), alto comando da PMPB, e da PM tocantinense. O estágio começou no último mês de fevereiro, contou com 144 horas-aulas, e teve atividades na sede do RPMont, na capital, e no 3º Esquadrão de Policiamento Montado, em Campina Grande.

Entre as disciplinas do estágio estavam policiamento ostensivo montado, controle de distúrbios civis, hipologia, que é o estudo do cavalo, educação física, e escola do cavaleiro a cavalo, entre outras atividades. O estágio tinha por objetivo capacitar os operadores da segurança pública à dinâmica do policiamento com cavalos, maximizando as potencialidades do animal no teatro de operações.

Na ocasião desta quinta, os concluintes recebem esporas, manicacas e brevês do estágio (foto acima). Dois policiais também foram homenageados com as Láureas do Mérito Operacional e Disciplinar, devido ao trabalho desempenhado no Regimento. O momento foi acompanhado pelo subcomandante-geral da PM, coronel Almeida Rosas, que representou o comandante-geral coronel Euller Chaves, e oficiais do alto comando da PMPB. Da PM tocantinense estiveram presentes os coronéis Álon Nery do Amaral, Secretário Executivo da Casa Militar, Francinaldo Machado Bó, Corregedor-geral, e Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, comandante de policiamento especializado.

Na Paraíba, o policiamento montado é realizado pelo Regimento de Polícia Montada “Coronel Calixto”, que tem sede na capital, e é comandado pelo major Cavalcanti; e pelo 3º Esquadrão de Policiamento Montado, que atua na região de Campina Grande e tem como comandante a major Mônica. A missão principal das unidades é o policiamento nos locais de acesso restrito, em parques públicos e em locais de grande movimentação de pessoas, suplementando a atuação dos demais processos de policiamento, já que com o emprego do cavalo, o policial tem maior alcance no raio de visão, e maior versatilidade nos diversos tipos de terreno e solo que encontrar.

Tradição – “Quando os estribos se tocam, está feito a camaradagem”, é uma tradicional frase dita no âmbito da Cavalaria das Forças Armadas e nas Polícias Militares. Ela significa que, durante a montaria, quando o estribo usada em um cavalo – que é responsável por apoiar o pé do cavaleiro ou da amazona – bate no estribo de outro cavalo, a ligação e o fortalecimento de laços entre os policiais e os cavalos está completa.

Compartilhar