195 policiais militares participam de capacitação para ensino híbrido e remoto na Paraíba, e fortalecem cursos da corporação

195 policiais militares da Paraíba, que já atuam como instrutores nos diversos cursos da corporação, terão as atividades de ensino à tropa fortalecidas. O governo do estado, através da Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB) começou, nesta quarta-feira (14), um curso de formação continuada para capacitar professores, gestores escolares e instrutores policiais militares em Ensino Híbrido e Remoto (imagem acima da abertura da capacitação).

A atividade é mais uma ferramenta para fortalecer o ensino neste período de distanciamento social imposto pela pandemia do coronavírus. No ano passado, a Paraíba foi o estado melhor avaliado entre os programas de educação pública EAD no Brasil. A abertura solene do curso nesta quarta foi promovida pela SEECT e aconteceu de maneira virtual, reunindo o secretário de Educação, Claudio Furtado, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, o diretor de Educação da PM, coronel José Ronildo, a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME), secretária Aguifaneide Gondin, além de gestores, professores e alunos das redes de ensino estadual e municipal.

“A segurança pública depende, fundamentalmente, da educação. Com o momento que estamos vivenciando, a Secretaria de Educação e o governo do estado nos trazem mais alento em aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem que é tão fundamental para oferecer aos cidadãos que estão nas ruas, mais qualidade no serviço tão essencial que é o da segurança pública”, disse o comandante-geral durante a abertura do curso, que foi transmitido pela internet através do canal do Youtube da Secretaria (imagem abaixo).

Na ocasião, foi destacada a estrutura que a PM dispõe de capacitação, treinamento e formação policial, e que alcança desde as praças, os oficiais, profissionais das forças de segurança de diversas instituições e estados, bem como crianças e adolescentes no Colégio da Polícia Militar (CPM). “A Polícia Militar desenvolve toda essa estrutura e, com certeza, essa parceria que estamos fazendo é de grande valia para todos nós. Essa formação para nossos instrutores e professores civis irá acrescentará mais ainda o know how de educação da PMPB”, declarou o coronel Ronildo. Segundo ele, a PM já conta com 195 policiais matriculados para o curso de Ensino Híbrido e Remoto. Eles são instrutores na corporação, atuando nos cursos de formação de oficiais, de soldados, sargentos, aperfeiçoamento e especializado em segurança pública, habilitação de oficiais, entre outros.

O secretário Claudio Furtado parabenizou a PMPB pela parceira que a instituição tem com a Educação, ressaltando a atuação do CPM, que conta com ensino fundamental, médio e técnico. “Parabenizamos também a PM que, neste momento de pandemia, tem demonstrado sua valorosa contribuição para sociedade, com seus homens e mulheres garantindo a segurança, num momento tão difícil para a população da Paraíba”, pontuou.