Responsável por abrilhantar solenidades no Sertão, Banda de Música do 3º Batalhão completa 27 anos de fundação

A Banda de Música do 3º Batalhão completou 27 anos de fundação nessa segunda-feira (10) e recebeu várias homenagens de órgãos e autoridades do Sertão da Paraíba. Fundada no ano de 1993, a banda do 3º BPM é uma das grandes responsáveis por abrilhantar solenidades e outras atividades culturais da região. Nesta pandemia, ela marcou mais um capítulo em sua história, com seu trabalho de percorrer cidades com o Policiamento Musical Solidário, levando música para as pessoas que estavam cumprindo o distanciamento social.

Para o Comandante do Policiamento Regional II (CPR-II), coronel Campos, que foi um dos fundadores e fez parte da banda do 3º Batalhão, ela representa muito para os policiais e população do Sertão. “Representa um reconhecimento da parte cultural por parte do nosso comandante-geral, coronel Euller, na questão da capacitação musical. Representa a conquista de espaços da corporação na sociedade. Representa o compromisso com o crescimento musical da banda da Polícia Militar da Paraíba. Ou seja, representa muito e tem um papel importante na cultura do nosso povo”, disse.

Atualmente, a banda tem a regência do 1º Tenente Ronaldo Queiroz Xavier. Ela é composta por oficiais e praças da PM com vasta experiência na área musical. Antes de ser criada oficialmente, a banda do 3º Batalhão tinha uma fanfarra com 36 componentes, que era responsável por marcar a cadência nas formaturas e desfiles cívicos da unidade. Hoje, a banda do 3º BPM está presente na memória e na vida da população sertaneja, aproximando a polícia da sociedade e marcando com seu talento os eventos dos quais participa.

Foto: Imagem de arquivo da banda em uma de suas apresentações, antes da pandemia

Compartilhar