Protocolo define exercícios que serão cobrados nos testes físicos do CFC, CFS e CHO

As comissões das seleções internas para os Cursos de Formação de Cabos, Formação de Sargentos e Habilitação de Oficiais publicaram o protocolo de execução do exame de aptidão física, onde explica como serão cobrados os exercícios exigidos nessa etapa do certame. O documento está disponível no site da Polícia Militar (www.pm.pb.gov.br).

Nas três seleções são cobrados os mesmo exercícios, com variações de acordo com a idade e sexo do candidato. A quantidade e tipos específicos estão definidos no edital de cada seleção interna.

Conforme explica a portaria, a flexão na barra fixa, cobrada para candidatos do sexo masculino com idades de até 37 anos, o exercício será contabilizado quando o concorrente – no estilo de pegada pronada – elevar o corpo até que queixo passe acima do nível da barra e retorne à posição inicial, com a extensão completa dos cotovelos.

Para as mulheres, será disponibilizado um instrumento de apoio para que elas possam ficar na posição inicial, com o queixo acima do arco da barra, ficando suspensas no tempo definido no edital.

Outra dúvida esclarecida no protocolo foi em relação ao abdominal cobrado, o supra. Para este exercício, de acordo com a publicação, o candidato deverá tomar a posição deitado em decúbito dorsal, com joelhos flexionados e pés apoiados no solo, sem uso de outro apoio, nem mesmo do avaliador. Os calcanhares devem ficar próximos aos glúteos e os braços cruzados sobre o peito, de forma que a mão esquerda encoste no ombro direito e a mão direita no ombro esquerdo. O avaliador ficará ao lado do candidato, posicionando os dedos da mão espalmada, perpendicularmente, sob o tronco do avaliado a uma distância de quatro dedos de sua axila, tangenciando o limite inferior da escápula. Permanecerá desta forma durante toda a realização do exercício.

A execução deverá ser feita com a flexão abdominal até que as escápulas percam o contato com a mão do avaliador e retornar à posição inicial, quando será completada uma repetição. No exercício, que é o mesmo para homens e mulheres, os candidatos não poderão obter impulso com os braços afastando-os do tronco e também não poderão retirar os quadris do solo durante a execução do exercício.

Cada exercício está detalhado no protocolo para proporcionar uma preparação adequada do candidato com o que é exigido na seleção interna.