PM realiza 4ª etapa do Concurso para o Curso de Formação de Soldados

Os exames começaram na manhã desta quarta-feira(26) no Centro de Educação da PM, em Mangabeira. (Foto: Wagner Varela)
Os exames de aptidão física para os candidatos ao concurso de soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros começaram na manhã desta quarta-feira (26) e seguem até 13 de dezembro, sempre em dois turnos. No primeiro dia do teste, familiares e amigos lotaram o ginásio do Centro de Educação da PMPB, em João Pessoa. Em Campina Grande, o procedimento foi realizado no Ginásio de Esporte da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O diretor do Centro de Educação da Polícia, que também é presidente da comissão examinadora do concurso, coronel Marcos Sobreira, falou sobre a importância da renovação dos quadros para a sociedade. “É uma renovação do efetivo com acréscimo de qualidade. Além de terem que mostrar competência física, o nível intelectual desses candidatos é bem alto, pois 70% deles têm o curso superior, sem contar os graduandos e aqueles que já têm pós-graduação”, ressaltou. “Vai ser mais fácil eles assimilarem o papel e função social do militar junto à sociedade. E essa política pública de aproximação com o cidadão será enfatizada durante o curso, previsto para janeiro”, acrescentou.

Até 13 de dezembro, 1.632 candidatos aprovados na prova intelectual vão se submeter aos testes físicos. Além de João Pessoa e Campina Grande, a cidade de Patos será sede dessa fase do concurso, cujo resultado será divulgado no dia 19 de dezembro.

O concurso para soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros aconteceu em agosto deste ano. Ao todo, 600 vagas estão sendo oferecidas, sendo 520 para a PM e 80 para bombeiros.

Cada candidato terá dois dias de avaliação física. No primeiro dia, o teste consistirá em flexões na barra fixa, abdominal e corrida de 100 metros de distância. No segundo, eles vão praticar salto em altura e corrida de 12 minutos de duração.

Maiara Márcia do Nascimento Costa, de 22 anos de idade, é graduada em Marketing e optou pelo concurso por vocação. Ela se submeteu ao exame físico na Capital. “Eu estava ansiosa por esse teste físico, mas venho me preparando para ele, fazendo treinamentos. É algo que eu sempre sonhei. Todos os meus irmãos são policiais. Já é uma vocação de família”, enfatizou.

Na arquibancada do ginásio Centro de Educação da Polícia Militar, poderia ser vista uma grande torcida, formada por familiares e amigos dos candidatos. Maira Márcia, por exemplo, foi fazer o exame físico acompanhada por sua mãe, Josefa Dantas do Nascimento, 57, que se diz ansiosa pelo sucesso da filha. “Vim para trazê-la e também para dar uma força. Tenho quatro filhos e todos os outros seguiram carreira militar. Ela é a última que quer ingressar na profissão”, afirmou. “Foi muito boa essa oportunidade do concurso dada pelo governador. Trata-se também de uma estabilidade, de um emprego fixo para aqueles que conseguirem passar em todas as fases”, acrescentou.

Leandro Silva, 23, terminou o ensino médio e estava no primeiro grupo de candidatos a participar dos testes físicos na manhã desta quarta-feira, em João Pessoa. “O concurso para ser militar representa uma grande oportunidade para a gente. São muitas pessoas sem emprego e que agora têm a chance de uma independência financeira, com um bom salário.”, afirmou.

Valquíria Souza, 27, graduada em Administração de Empresas, também é uma das concorrentes que se submeteu à primeira parte do teste físico na manhã desta quarta-feira, também na Capital. “Minha família é de militares. Tenho pai, tio e irmão policiais. Quando surgiu essa oportunidade, vi que era a minha chance. As médias foram muito boas. Hoje, quem quiser passar em um concurso da Polícia Militar da Paraíba tem que estudar muito, pois o nível está muito alto”, comentou.