Cadetes do primeiro ano do CFO concluem Semana de Adaptação

Cadetes do Curso de Formação de Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar da Paraíba. (Foto:Wagner Varela)
Após uma Semana de Adaptação ao Curso de Formação de Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar da Paraíba 2014, os novos cadetes tiveram um momento de reencontro e comemoração. Eles foram recepcionados pelos familiares, em momento caloroso e de muita emoção no ginásio do Centro de Educação da PM, no bairro de Mangabeira, na capital.

“Para mim, foi uma semana que pareceu um mês. A expectativa é grande de abraçá-lo e parabenizá-lo por essa conquista”, revelou a empresária Lindaura Batista, minutos antes de ver o filho novamente após o período de internato dele para iniciação no CFO. “Ansiedade é a palavra, a saudade é grande. Pela primeira vez ficamos um período sem contato, ele nunca havia passado nem uma noite fora”, comentou Maria das Neves, mãe do cadete Gleydson Lima, de 18 anos.

Enquanto os familiares aguardavam o esperado encontro, reunidos no auditório do CE, os cadetes recebiam, no Ginásio, as últimas instruções dentro da Semana de Adaptação. Eles não imaginavam que logo poderiam confraternizar-se com os parentes para comemorar o início de muitas vitórias dentro da carreira militar.

Devagarzinho, as famílias foram entrando no ginásio, enquanto os cadetes, de olhos vendados, ouviam atentamente uma gravação com ocorrências policiais. Ao término, as vendas foram tiradas e eles puderam receber o carinho dos familiares.

“É uma alegria ver de novo nossa família depois de uma semana de luta. Foi um período de reflexão sobre o que fizemos para chegar até esse momento, de lembrar a contribuição e a força dada por aqueles estavam mais próximos de nós. Agora, é desfrutar dessa emoção e dar continuidade a nossa formação rumo à formatura”, disse Jonas Alexandre dos Santos, 18 anos, um dos 15 convocados para o CFO – BM. Também iniciaram o CFO 2014, sendo que no quadro da PM, outros 36 cadetes.

Durante uma semana, eles receberam uma série de instruções focadas no reconhecimento da rotina acadêmica militar, que difere das graduações das universidades convencionais. Foram ministradas pontos a respeito da hierarquia, disciplina e simbologias que constroem as duas corporações, além de treinamentos práticos – simulando situações adversas que fazem parte do dia a dia do profissional militar. Todo o trabalho foi coordenado pelo Major Barros Silva, comandante da Academia de Polícia Militar do Cabo Branco.

O CFO – No geral, são três anos de Curso de Formação de Oficiais, com qualificação final de nível Superior. Os PMs, são formados como bacharéis em Segurança Pública, enquanto os BMs recebem a titulação de Engenheiros de Segurança Contra Incêndios e Pânico.

Durante a qualificação, os alunos vêem disciplinas relacionadas ao militarismo e outras inerentes às profissões: desde o atendimento de ocorrências simples, às mais complexas em gerenciamento de crise. Há uma base de Direitos e conhecimentos de todos os armamentos e equipamento de cada instituição. Segundo o major Barros, após quatro a seis meses de formação começam os estágios com serviços de rua. “Período em que os cadetes já podem andar fardados”, contou.

A carreira – O ingresso no Curso de Formação de Oficiais se dá na graduação de praça especial, como cadete. Ao término do curso, com aproveitamento, o concluinte é declarado aspirante a oficial PM. Após o estágio probatório, de no mínimo seis meses, o PM é promovido ao posto de 2º tenente, ingressando no Quadro de Oficiais Combatentes da PMPB.

Durante todo o curso, o aluno tem direito a uma bolsa, que varia de R$ 1.419,35, no primeiro ano de formação, até R$ 1,843,78, no terceiro e último ano. Após a conclusão, o aspirante a oficial receberá R$ 4.121,44, valor que chegará a R$ 5.156 quando da promoção ao posto de 2º tenente.