PM utiliza 1.200 policiais a mais nas prévias deste fim de semana em JP

Em todo Estado são quase 5.000 policiais civis e militares que atuarão até o carnaval
A Polícia Militar vai utilizar uma média de 1.200 homens e mulheres a mais para garantir a segurança das prévias carnavalescas deste fim de semana em João Pessoa. O reforço não prejudicará o policiamento dos bairros, conforme garantiu o comandante do policiamento regional metropolitano, coronel Jeferson Pereira.

“Empregaremos esse reforço nos três dias na Avenida Epitácio Pessoa e no entorno dela, que no período receberá cinco blocos, incluindo o das Virgens de Tambaú, no domingo (23). Esse efetivo extra não vai prejudicar o policiamento dos bairros, pelo contrário, aumentará o policiamento, principalmente onde estão sendo realizadas festas”, destacou Jeferson Pereira.

Ele disse ainda que a distribuição do efetivo será feita com uma média de 500 policiais a mais para esta sexta-feira (21), 200 para o sábado (22) e 500 para o domingo (23), de acordo com a expectativa de público esperado nos eventos.

Os policiais empregados são de várias unidades, inclusive das tropas especializadas da PM, como a cavalaria, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Batalhão de Policiamento Ambiental. Haverá também policiamento velado (sem farda) circulando entre os foliões para identificar possíveis suspeitos e orientar o policiamento.

Câmeras – A Polícia Militar será auxiliada também por câmeras de vídeo monitoramento, com o objetivo de observar todo o movimento dos foliões e possibilitar a chegada mais rápida às ocorrências. Serão quatro câmeras da própria PM em uma base móvel instalada no Busto de Tamandaré e mais oito junto com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa, que ficarão espalhadas ao longo da via por onde passam os blocos.

Horários – O horário limite para o término dos blocos deste fim de semana na Avenida Epitácio Pessoa é de 2h30, não podendo ser ultrapassado, conforme acordo firmado com o Ministério Público Estadual, na segunda-feira (16), do qual participaram representantes das forças de segurança do estado, organizadores de blocos e membros da administração municipal. O reforço do policiamento será empregado das 21h às 3h da madrugada.

Proibição – A comercialização de bebidas em garrafa de vidros está proibida.