Governo aumenta número de beneficiários do Proerd

Policiais atenderam 23.475 crianças e adolescentes só em 2013
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar da Paraíba aumentou em mais de seis vezes o número de beneficiários nos últimos seis anos. Enquanto em 2008 foram 3.613 crianças e adolescentes capacitadas para lidar e saber dizer não aos entorpecentes, em 2013 esse número chegou a 23.475 formados.

O crescimento é fruto do aumento de PMs capacitados para trabalhar com os currículos do Proerd e de maiores investimentos no programa. Atualmente, são 165 instrutores que atuam no projeto, atendendo mais de 100 municípios.

Só em 2013, 49 novas cidades aderiram ao Proerd e tiveram a presença do policial militar como facilitador em suas escolas. Segundo o comandante geral da PMPB, coronel Euller Chaves, o Proerd é prioridade do comando da instituição e do Governo do Estado. “É o maior e melhor programa de prevenção que nós temos. É um orgulho para todos nós, pois é trabalhando na base, com aqueles que conduzirão o país, que podemos combater a violência”, frisou Euller.

Para a coordenadora estadual do programa na Paraíba, a capitã Polyanna Laura, o projeto tem tido uma grande aceitação de toda a sociedade. “Não é só passar informação para os alunos, é conscientizá-los, mostrando os perigos das drogas e ensinando-os a dizer ‘não’ de forma educada”. Ela lembrou que os currículos do Proerd são amplos e incluem diretrizes de cidadania, mostrando que é preciso respeitar a si mesmo e também aos outros. Nesse sentido, o ‘bullyng’ é tema recorrente na capacitação, que acontece em 12 encontros com atividades lúdicas e recreativas.

“Temos um total de quatro currículos, que atendem especificamente cada faixa etária inclusa nas séries do 1º ao 4º anos, 5º, 7º e Proerd para os pais e funcionários das escolas”, explicou Laura, ao citar que toda a comunidade escolar e a família se envolvem no programa.

A assistente social Hellen Keller Bezerra teve a experiência de ter dois filhos formados pelo Proerd. “Afora a consciência que tentamos passar para os filhos dentro de casa, o Proerd é importantíssimo porque aborda o tema de forma mais aprofundada. Depois de passar pela qualificação, meus filhos estão mais conscientes e têm outra postura”, comentou ela, que é mãe de Ygor Bezerra, de 10 anos, e Yasmim Bezerra, 12.

Ygor endossou o depoimento da mãe quanto ao aprendizado no programa. “Os policiais nos prepararam para dizer não à violência e às drogas, a ter mais cuidado na rua e com as amizades. Eu gostava muito quando era dia de aula do Proerd porque sempre tinham atividades diferentes”, contou ele, que é um dos formados pelo Proerd em 2013. Nos 13 anos de instalação do programa na Paraíba, foram 108.320 estudantes qualificados, distribuídos em escolas públicas e privadas de 114 municípios.

Ampliação – Para 2014 já estão programadas três novas turmas, com 36 alunos cada (totalizando 108), para formação de Instrutores do Proerd. Eles irão proporcionar a ampliação do programa em todo o Estado e o aumento do número de escolas atendidas. Uma das metas deste ano é criar uma turma especial para filhos de policiais militares. O projeto piloto deve ser iniciado em João Pessoa, com a publicação de um edital de abertura de inscrições, e poderá ser estendido para os demais municípios.

A coordenação estadual do programa também está estabelecendo uma parceria com a Fundação de Desenvolvimento das Crianças e do Adolescente (Fundac), a fim de levar o Proerd para as unidades de ressocialização de adolescentes existentes no Estado. Inicialmente, o projeto deve ser implantado em uma das unidades de João Pessoa.

“São metas e desafios que traçamos para 2014 junto com a coordenação do Proerd e que esperamos cumprir através da disponibilizaçaão de mais recursos para realização do programa. Trabalhos que envolvem prevenção, humanização e aproximação com a sociedade são prioridade desta gestão”, completou o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves.

Como aderir – As escolas que desejarem receber o Proerd podem fazer o requerimento através dos Conselhos Regionais de Ensino Municipal ou Estadual (no caso das escolas públicas) ou diretamente ao programa, por meio de ofício ao Comando Geral, localizado no Centro de João Pessoa. Mais dúvidas e informações também podem ser obtidas através do telefone 3262-3580 ou pelo e-mail proerdparaiba@gmail.com.