‘Lei Seca’ flagra 85 e prende 10 no feriadão do Natal

Blitzen aconteceram em João Pessoa e Campina Grande
Oitenta e cinco motoristas foram flagrados pela Operação Lei Seca e dez foram presos, em João Pessoa e Campina Grande, no feriado do Natal.

Os dados são referentes às ações realizadas por agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da noite da sexta-feira (20) à quarta-feira (25).

O maior número de flagrantes aconteceu na sexta-feira (20) quando as fiscalizações foram simultâneas, em João Pessoa e Campina Grande. No primeiro dia das ações planejadas para o feriadão do Natal foram flagrados 34 motoristas dirigindo embriagados e nove foram presos.

Em Campina Grande, a fiscalização foi realizada em parceira com as policiais Civil e Militar e a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP). Apenas lá foram flagrados 18 motoristas embriagados e cinco foram presos, na noite da sexta-feira (20).

A décima prisão do feriadão do Natal aconteceu na noite do sábado (21), no bairro Quadramares, em João Pessoa, quando um motorista tentou furar o bloqueio da Operação Lei Seca, foi perseguido e conduzido para a 9ª Delegacia Distrital, de onde só foi liberado após o pagamento de fiança no valor de 10 mil reais.

Apenas na noite do Natal, da madrugada da terça-feira (24) para a quarta-feira (25), em cinco horas de fiscalização, foram flagrados 13 motoristas embriagados, na praia do Cabo Branco.

Balanço

– Desde que foi criada, em 21 de setembro do ano passado, a Operação Lei Seca já aplicou 39.210 testes do bafômetro. Neste período, foram flagrados 3.048 motoristas dirigindo sob efeito do álcool e 392 foram presos.

Ano Novo e Operação Verão

– A Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran também planejou um esquema especial de fiscalizações para o feriadão de Ano Novo e para o verão.

Todo o efetivo estará envolvido em ações que acontecerão diariamente nos locais de maior movimentação. Segundo o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, as fiscalizações no trânsito estão inseridas no Plano Operacional de Segurança Pública elaborado pelo Governo do Estado para as festas de final de ano e para o verão.

Além de evitar a mistura álcool e direção, as fiscalizações estarão focadas na proibição da circulação de motocicletas, quadriciclos e outros veículos nas praias. Também será observada a documentação de veículos e condutores. Os veículos com licenciamento em atraso serão recolhidos ao pátio do Detran.