Polícia forma mais 40 alunos no Proerd em Cajazeiras

40 alunos receberam os certificados de conclusão do Proerd nesta quarta (11), em Cajazeiras
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar da Paraíba, formou mais 40 crianças e adolescentes do 7º ano, desta vez em Cajazeiras (Sertão do Estado). A formatura que oficializou o término do curso, que acontece em 12 encontros com atividades lúdicas e de orientação contra o uso de entorpecentes, aconteceu na manhã desta quarta-feira (11), na Escola Estadual Dom Moisés Coelho – à qual os alunos pertencem.

Só no segundo semestre deste ano, um total de 475 estudantes estão sendo formados pelo Proerd em Cajazeiras e região, totalizando 16 municípios beneficiados. Durante esta última formatura, os alunos receberam o certificado de conclusão do programa e apresentaram as redações que fizeram com os ensinamentos apreendidos durante os encontros.

Em todo o Estado, só em 2013, o número de crianças e adolescentes participantes do Proerd já chega a 20 mil. O programa tem quatro currículos, divididos para as seguintes séries : 1º ao 4º ano; 5º ano; 7º ano e Proerd para os pais e funcionários das escolas.

As instituições que desejarem receber os instrutores do Proerd podem fazer o requerimento através dos Conselhos Regionais de Ensino Municipal ou Estadual ( no caso das escolas públicas) ou diretamente ao programa, por meio de ofício ao Comando Geral, localizado no Centro de João Pessoa. Mais dúvidas e informações também podem ser obtidas através do telefone 3262-3580 ou pelo e-mail proerdparaiba@gmail.com.

Dados – Na Paraíba, a PMPB já formou mais de 100 mil crianças nos doze anos de funcionamento do Proerd, sendo a maioria delas nos últimos três anos. O trabalho de prevenção já passou por mais de 50 cidades. Durante todo o curso, o programa enfatiza os malefícios dos entorpecentes e do Bullying, focando ainda a autoestima e a capacidade de tomada de decisão por parte dos alunos.

A ideia é que eles acreditem em si mesmos e saibam como dizer não às drogas. As crianças e os adolescentes também são incentivados a reconhecer as pressões do grupo e quais são as verdadeiras e boas amizades.