Solenidades marcam passagem de comando em batalhões da PM

Solenidade de passagem de comando do 7º Batalhão
Os novos comandantes do 7º e 10º Batalhões da Polícia Militar da Paraíba, sediados em Santa Rita e em Campina Grande (respectivamente), assumiram oficialmente as unidades em solenidades na manhã desta sexta-feira (6). As nomeações do tenente coronel Júlio Cézar de Oliveira, para o 7º, e o major Sérgio da Fonseca de Souza, ao 10º, foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (5).

“Vamos dar segmento ao trabalho que vem sendo feito na unidade, com a redução progressiva dos Crimes Violentos Letais intencionais (CVLI). Nossa maior missão é fazer com que a sociedade de Santa Rita receba uma prestação de serviço altamente qualificada, no sentido da paz social e da sensação de segurança”, frisou Júlio César, durante a cerimônia de passagem de comando na sede do batalhão, na qual ele ‘recebeu’ o cargo do tenente coronel Eduardo Jorge, anterior titular da função.

O tenente coronel Júlio César integra há 21 anos o quadro da Polícia Militar da Paraíba, tendo atuado como comandante do corpo de alunos do Centro de Educação, assessor militar do Tribunal de Justiça e ajudante de ordem de comandante. Recentemente, exercia o cargo de assessor de Ações Estratégicas da Polícia Militar na Secretaria de Estado da Segurança (Seds).

Já em Campina Grande, a solenidade de passagem de comando marcou a posse do major Sérgio Fonseca de Souza como comandante do 10º BPM, no lugar do tenente coronel Ysmar Mota Soares (que já foi nomeado vice-diretor do Centro de Educação). Major Sérgio garantiu que também dará continuidade as ações bem sucedidas implementadas no âmbito da unidade, mas reforçando as operações. “Nossa meta é reduzir o índice de homicídios na região e assim honrar essa missão dada pelo governador e o comandante geral”, pontuou Sérgio, que exercia a função de sub-comandante do 5º Batalhão.

Há 18 anos fazendo parte da corporação, o major já passou pela direção das penitenciárias Geraldo Beltrão, Juiz Rita Cantalice e Romeu Gonçalves, todas na Capital; além de ter comandando a companhia de Choque de João Pessoa.

“Agradecemos o trabalho desempenhado por esses oficiais, pois a gente, como profissional, é olhado pelo que constrói e eles estão de parabéns pelo que realizaram. Quanto aos que assumem esse novo desafio, a certeza de que continuarão nessa construção que é a segurança pública”, comentou o secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, destacou que as mudanças fazem parte dos ciclos que a vida têm e estimulam novas conquistas. “Vivemos esses momentos na vida militar, que deixam saudades, lembranças, mas que estimulam novos desafios e resultados”, comentou Euller. Atualmente, o 7º Batalhão atende sete municípios localizadas nas proximidades da cidade de Santa Rita, incluindo parte do Litoral, como Lucena, e areas da zona rural. Já o 10º atua em 20 cidades distribuídas em diversas regiões, como Borborema e Brejo.

No Sertão

O 14º Batalhão, localizado na cidade de Sousa, também recebeu um novo comandante. O major Nicolau França de Alencar Leite assumiu o posto então ocupado pelo tenente coronel João Henrique Plutarco. A passagem de comando acontece de forma informal, às 14h desta sexta-feira (6), na sede da unidade.