Coordenador do EM-1 recebe título de cidadão itabaianense

Segundo os parlamentares, a comenda reconhece os serviços relevantes prestados pelo oficial à cidade e região n época em que esteve à frente da 18º Companhia da PM, hoje 8º Batalhão, em Itabaiana
Familiares, amigos, autoridades e policiais militares foram até a câmara municipal de Itabaiana, na tarde desta sexta-feira (06), para prestigiar a entrega do título de cidadão itabaianense ao Coordenador da Coordenadoria de Integração Comunitária e Direitos Humanos (EM-1), tenente-coronel Valterlins Dutra. Segundo os parlamentares, a comenda reconhece os serviços relevantes prestados pelo oficial à cidade e região n época em que esteve à frente da 18º Companhia da PM, hoje 8º Batalhão, em Itabaiana.

O homenageado agradeceu o título se dizendo honrado por ser adotado pela terra de personalidades como Jessier Quirino, Mestre Sivuca, Vladimir Carvalho, entre outros.

Fazendo uso da tribuna, o oficial pediu um minuto de silêncio pela morte de Nelson Mandela e em seguida falou dos desafios já enfrentados na trajetória de policial militar, saudando as pessoas que sempre o apoiaram na caminhada.

“Dedico este prêmio aos meus irmãos, pais, filhos e esposa, sem esquecer dos meus companheiros de farda e também dos amigos que sempre estiveram ali do lado dando força neste labor diário”, disse o tenente-coronel usando um discurso ufanista em relação ao município de Itabaiana.

Valterlins Dutra lembrou ainda aos presentes da oportunidade que tem hoje de liderar o desafio de promover a aproximação da polícia com a comunidade.

“Faço um registro de agradecimento especial ao comandante geral da nossa Polícia Militar, Coronel Euller Chaves, que a mim depositou a confiança de atualmente liderar a implantação da Polícia Comunitária na Paraíba, levando aos quatro cantos deste Estado a filosofia que promove a abertura de um canal de diálogo franco com as pessoas, focado na prevenção criminal e no respeito pleno aos direitos humanos e a cidadania”, concluiu.

Currículo – O tenente-coronel Valterlins Dutra de Souza é formado oficial pela Academia da Polícia Militar do Barro Branco (SP); Especialista em gestão da segurança pública e policiamento ambiental, tem curso de direitos humanos e direito internacional humanitário; De metodologia e técnica de ensino e também de polícia judiciária. Foi subcomandante da Academia da Polícia Militar do Cabo Branco; subcomandante da 2ª Companhia do 1º Batalhão (hoje 7º Batalhão), 22ª Companhia do 4º Batalhão (responsável na época pela cidade de Solânea), Comandante da Companhia de Polícia Florestal e de Mananciais, 1º Pelotão da 20ª Companhia do 4º Batalhão (responsável na época pela cidade de Araruna), duas vezes comandante da 18º Companhia da PM, hoje 8º Batalhão (em Itabaiana), chefe da seção de Relações Públicas do Centro de Educação e Coordenador de Comunicação Social e Marketing da Polícia Militar.

Compartilhar