‘Lei Seca’ já prendeu 351 motoristas embriagados na Paraíba

Blitz integram ações do BPTran e do Detran
A Operação Lei Seca flagrou 2.540 motoristas embriagados e 351 foram presos, na Paraíba, desde o início das atividades, em setembro do ano passado. Nesse fim de semana (sexta a domingo), foram efetuados 61 flagrantes e quatro pessoas foram presas, em João Pessoa. Na ação, 603 motoristas passaram pelo teste do bafômetro.

As atividades começaram na noite da sexta-feira (8), na Avenida Ruy Carneiro, e só terminaram por volta da 8h da manhã do sábado (9) na Avenida Cabo Branco. Foram abordados 220 veículos e aplicados 237 testes do bafômetro. Somando os dois pontos de fiscalização, foram flagrados 29 motoristas embriagados e dois foram presos.

Na noite do sábado, a equipe voltou à Avenida Cabo Branco, local com considerável número de flagrantes em todos os finais de semana. Em seis horas de fiscalização, foram abordados 147 veículos e aplicados 164 testes do bafômetro. Vinte e oito motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito do álcool e um foi preso.

No domingo (10), a fiscalização aconteceu na Avenida Beira Rio, das 16h às 21h. Foram abordados 186 veículos e aplicados 202 testes do bafômetro. Quatro motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito do álcool e um foi preso.

Balanço – Este ano, a Operação Lei Seca já flagrou quase o dobro de motoristas embriagados registrado no ano passado. Em 2012, foram 850 flagrantes. Em 2013, o número já chegou a 1.690.

A quantidade de prisões também já representa mais que o dobro do ano passado. Em 2012, foram presos 110 motoristas embriagados, e em 2013 241 motoristas foram presos por embriaguez ao volante.

No ano passado, a Operação Lei Seca abordou 36.876 veículos e aplicou 32.648 testes do bafômetro. Em 2013, foram abordados 24.478 veículos e aplicados 23.811 testes de alcoolemia.

Por determinação do governador Ricardo Coutinho, a Operação Lei Seca integrou as ações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), nas fiscalizações que visam assegurar o cumprimento da lei que proíbe o consumo de bebida alcoólica antes de dirigir. Até então, os dois órgãos realizavam fiscalizações ordinárias no trânsito e os números não eram somados.

Com a criação da Operação Lei Seca, o Governo do Estado comprou viaturas equipadas com computadores interligados ao banco de dados do Detran facilitando as consultas para verificação da documentação de veículos e condutores e agilizando os flagrantes. Outra conquista da Operação Lei Seca foi a contratação de 60 agentes de trânsito, no primeiro concurso público em 80 anos de existência do Detran.

Também foram feitos investimentos em campanhas educativas para alertar a sociedade sobre os riscos da mistura álcool e direção. A campanha é feita nos veículos de comunicação e somada ao trabalho corpo a corpo realizado pela Divisão de Educação para o Trânsito do Detran.