Segurança realiza Operação Eternidade durante o fim de semana

60 homens participaram do lançamento da Operação em frente ao Boa Sentença (Fotos: Werneck Moreno)
As Polícias Militar e Civil e o Corpo dos Bombeiros intensificarão as ações para garantir a segurança dos paraibanos durante o feriado de Finados (02). A Operação Eternidade, que tem início já nesta sexta (1) e segue até o domingo (3), mobilizará mais de 1.500 agentes, sendo 1.300 deles só da Polícia Militar. A corporação ainda contará com 300 veículos, que darão apoio no policiamento de 240 cemitérios, entre públicos e privados, em todo o Estado.

Conforme o coordenador de Planejamento Operacional da PM, tenente coronel Onivan Elias, o objetivo maior é garantir o acesso seguro das pessoas aos cemitérios, evitando furtos e roubos e a depredação do patrimônio público. Cada comandante local definiu os horários e dias em que as ações serão reforçadas de acordo com a necessidade de sua área de cobertura. No interior, por exemplo, a atenção estará voltada para as missas, cultos e visitações aos entes falecidos, realizadas sobretudo no sábado e domingo.

Já na Capital, o efetivo começou a ser distribuídos desde às 8h desta sexta (1), a partir de uma formatura de tropa que lançou a Operação em frente ao cemitério Senhor da Boa Sentença, no Varadouro. Isso porque o comércio de flores e velas nos arredores dos cemitérios já é intenso e movimenta elevados valores.

“Estamos cuidando para que as pessoas cultuem seus entes sem serem perturbados por assaltantes ou vândalos”, comentou o coronel Jefferson Pereira,comandante do Policiamento Regional Metropolitano, ao citar que na Capital as ações contarão com um suplemento de 300 homens.

O patrulhamento, em todo o Estado, envolverá o policiamento a pé e o motorizado – com participação da rádio patrulha e da Rotam (Ronda Táticas com Apoio de Motos); além da Cavalaria, no caso da Capital.

Recomendações

A polícia orienta os cidadãos a visitarem os cemitérios preferencialmente no período diurno e que idosos e senhoras saiam de casa acompanhados de adultos. Estes últimos também devem supervisionar as crianças e impedir que elas manuseiem fósforos e velas, evitando queimaduras.

“Ir com roupas leves para ter melhor acesso aos locais do cemitério e não ostentar objetos de valor alto ou transportar muito dinheiro”, completou o coronel Jefferson. Ele lembrou que os comandantes regionais orientaram previamente os administradores de cemitérios públicos e privados para que fossem sanadas eventuais deficiências de iluminação, árvores e estruturas com risco de desabamento, sinalização de trânsito, acessibilidade, entre outros problemas – a fim de melhorar a segurança, conforto e tranquilidade dos visitantes e trabalhadores dos cemitérios.

Polícia Civil

Durante o feriado de Finados, a Polícia Civil vai funcionar em regime de plantão. Em João Pessoa, as delegacias responsáveis pelo atendimento à população serão as delegacias distritais de Cruz das Armas (1ª DD), Mangabeira (9ª DD) e Manaíra (12ª DD). As delegacias de Bayeux (5ª DD), Cabedelo (7ªDD) e Santa Rita (6ª DD) também estarão abertas.

Ainda permanecem em plantão equipes das delegacias especializadas de Crimes contra vida (Homicídios), contra o Patrimônio, Roubos e Furtos de Veículos, Entorpecentes, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e o Grupo de Operações Especiais (GOE).

Em Campina Grande, o atendimento acontece na Central de Polícia, localizada no bairro de Catolé e as delegacias especializadas de Homicídios e Roubos e Furtos. Nas demais cidades do interior do Estado, a Polícia Civil se fixa nas delegacias municipais que concentram plantão.

Bombeiros

Um total de 170 homens, entre oficiais e praças, está empregado pelos Bombeiros durante a Operação Eternidade, na Grande João Pessoa. Também serão disponibilizadas 12 viaturas, duas motos e três embarcações. O efetivo cobrirá os principais corredores da região, principalmente nas proximidades de grandes cemitérios e na orla marítima.

Compartilhar