Crianças lotam UPS Mandacaru em ação para a Paz no Trânsito

Ação social contou com a participação de diversas entidades (Fotos: Werneck Moreno)
O pátio da Unidade de Polícia Solidária de Mandacaru, na rua João de Brito (na Capital), deu lugar, na manhã desta sexta-feira (18), a uma grande festa em alusão ao Dia das Crianças e para a promoção da Paz no Trânsito. O evento, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Polícia Militar e outras instituições públicas e privadas, animou a garotada com atividades educativas e pedagógicas, além de muita pipoca, balas, presentes e brincadeiras.

Logo no início das atividades, as crianças do projeto ‘Uma Nota Musical que Salva’, desenvolvido no bairro de Mandacaru, apresentaram seu talento e sua música para o público presente. “Adorei pintar o rosto e fazer a apresentação musical”, contou Alice Araújo, de 11 anos, umas das flautistas e cantoras do projeto.

Ela ainda contou o que aprendeu com as atividades educativas. “Parar na faixa de pedestre e esperar o sinal fechar”, completou. Além das orientações do Detran, também participaram das atividades educativas a Organização Não Governamental Andrae e a ONG Bombeiros Civis (que falaram sobre primeiros socorros), e o projeto Fonoaudiologia em Trânsito (que focou a importância dos sons e dos ruídos no trânsito) – de alunas da Universidade Federal da Paraíba.

A ação social ainda contou com a presença dos alunos do curso de Nutrição da faculdade Maurício de Nassau, que fantasiados de ‘palhaços’ e ‘animadores’ fizeram desenhos artísticos nas crianças e realizaram brincadeiras lúdicas . “Essa ação tem o objetivo de agregar, unir forças para salvaguardar as vidas. Por isso, convidamos representantes de diversas entidades que trabalham nessa perspectiva”, destacou, durante o evento, a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran, Abimadabi Vieira.

O comandante da UPS Mandacaru, o capitão Antônio, também acompanhou a manhã de atividades e falou sobre a importância dessa aproximação entre polícia, comunidade, instituições públicas e sociedade civil organizada. “Essa festa no mostra que esta parceria é o caminho certo. Desde a instalação desta UPS, Mandacaru se tornou um bairro menos violento e melhor de se viver. Essa é nossa busca constante”, frisou o oficial.

A festa também teve a presença do poder Judiciário, através da juíza titular da vara da Violência Doméstica e Familiar de João Pessoa, doutora Rita de Cássia Martins, e do poder Legislativo, por meio do deputado federal Efraim Filho. “Temos participado de diversas ações preventivas como essa, trazendo nosso conhecimento e também aprendendo com os demais órgãos presentes. Esse tipo de trabalho é essêncial, pois é uma brincadeira com um fundo preventivo”, comentou a juíza.

Prevenção

A ação social está incluída na programação elaborada pelo Governo do Estado para o Mês das Crianças. No dia 10 deste mês, o Detran participou do Dia das Crianças com Educação e Segurança no Trânsito promovido no Centro de Educação da Polícia Militar, no bairro de Mangabeira para filhos de policiais militares. Mais de 200 crianças conheceram a mini-cidade do trânsito e participaram de brincadeiras e atividades educativas.

O superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, disse que o Governo do Estado vem investindo grande parte dos recursos arrecadados com taxas de serviços em ações educativas. Ele explicou que, além das campanhas, a Divisão de Educação para o Trânsito visita empresas e escolas realizando palestras para alunos e funcionários e também vem realizando várias atividades em parceria com as prefeituras e órgãos municipais de trânsito.