1º BPM reforma instalações e celebra resultados do policiamento

A reforma foi apresentada pelo próprio Comandante da unidade durante formatura matinal
O Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Adielson Pereira, reuniu os policiais militares da unidade para apresentar a reforma realizada na entrada do batalhão, que ganhou novas cores e ornamentação para receber melhor os policiais e visitantes no Quartel. A intervenção teve o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho dos policiais para promover condições mais dignas aos profissionais.

Diante da tropa, em uma formatura matinal realizada nesta segunda-feira (30) na Unidade, o Comandante do 1º BPM falou da importância da obra. “O Batalhão é a extensão da casa dos policiais que nele servem e nada mais justo do que melhorar esse ambiente para promover uma recepção melhor. Isso contribui significativamente na qualidade do serviço prestado ao cidadão”, apontou.

Ele disse ainda que a entrega chega em um momento certo, pois reconhece o esforço observado nos policiais do 1º BPM que vem reduzindo o número de homicídios registrados na Zona Norte de João Pessoa, composta por 39 bairros, entre eles Mandacaru – que está há mais de 30 dias sem o registro de homicídios.

“Resultados como esses honram a confiança e a oportunidade que nos foi dada pelo Governador do Estado e Comandante Geral para assumir o Batalhão e promover uma segurança melhor para o cidadão, nosso cliente que devemos servir cada vez melhor”, salientou.

Nos setenta primeiros dias de gestão no 1º BPM, o Tenente Coronel Adielson adotou algumas medidas administrativas, como a recuperação da reserva de armamento, a limpeza do patio e reforma da entrada da unidade, locais onde agora podem ser realizadas formaturas e paradas militares. Estão previstas ainda dentro do plano de ações a reforma de corredores e do alojamento da guarda.

Aproximação com a tropa – Outra medida adotada foi a aproximação do comando da unidade com a tropa, com a realização de formaturas matinais feita pelo próprio Comandante do Batalhão, que todos os dias estabelece uma conversa com os policiais antes de entrarem de serviço.

“É um momento que buscamos conversar com o policial, escutar seus pontos de vista e discutir erros que podem ser consertados para melhorar nosso trabalho de policiamento”, explicou o Tenente Coronel Adielson.

Resultados – De acordo com os dados do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), no mês de setembro o 1º BPM registrou 21 homicídios a menos do que em 2012, ano em que foram registrados 34 assassinatos contra 13 acontecidos este ano.

Além das ações para prevenir os crimes contra a vida, o Batalhão também intensificou o policiamento para inibir os crimes de roubos e furtos com a realização de operações diárias, conforme informou o subcomandante da unidade, Major Oscar Beuttenmuller.

“Temos realizado diariamente a operação ‘cidade segura’ e semanalmente a ‘fecha quartel’, que são ações que aumentam o número de policiais nas ruas e possibilita a realização de blitzen e abordagens a ônibus, carros, motos e pessoas”, destacou o Subcomandante.

O Oficial informou ainda que um dos resultados desse plano foi a prisão e apreensão de 22 pessoas acusadas de assalto a ônibus, crime que vem sendo combatido com rigor para devolver aos usuários dos transportes coletivos a sensação de segurança, segundo relatou o Major Beuttenmuller.

Outros números – O levantamento do NUCE aponta que o 1º BPM vem apresentando pelo terceiro mês seguido uma sequência de reduções dos crimes de homicídio, registrando queda de 36% em agosto (16 homicídios este ano contra 22 no ano passado) e 35% em julho (13 homicídios contra 20 em 2012).

Compartilhar