PMs prestigiam evento do Exército em alusão ao ‘Dia do Soldado’

Comandante geral da PM, coronel Euller, foi agraciado com a ‘Medalha do Pacificador’ (Fotos: Werneck Moreno)
Comandantes de batalhões da Polícia Militar, autoridades civis e familiares compareceram, na manhã desta sexta-feira (23), a solenidade do Exército em comemoração ao Dia do Soldado (celebrado no próximo domingo – 25). O evento aconteceu às 10h, no 15º Batalhão de Infantaria Motorizada, no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa.

Na ocasião, 38 pessoas, entre elas o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, foram homenageados com honrarias do Exército Brasileiro. “A escolha foi feita à PM e eu estendo toda essa honra e glória à Deus e toda a corporação”, enfatizou Euller, que recebeu a Medalha Pacificador Social.

“A honraria é marcante, não só pelo nome, ‘pacificador’ diz muito, mas também porque traz um sentimento ainda maior de respeito ao Exército e a nação. A paz e a tranquilidade é o nosso foco”, completou o comandante, citando que cada vez mais Exército e PM estreitam laços. “A concepção institucional é muito parecida, a missão se confunde em alguns instantes e cada vez mais somos um só”, disse.

Além do comandante, também foram agraciados, durante a solenidade, o Comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Tenente Coronel Almeida Martins, com ‘a medalha de guerra’; e o Capitão José Cláudio Alves da Costa, com a medalha ‘Jubileu de Ouro’.

Histórico da medalha do pacificador

A medalha do pacificador foi mandada cunhar pela portaria nº 345, de 25 de Agosto de 1953, como evocação às homenagens prestadas a Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, por ocasião do sesquicentenário de seu nascimento.
O Governo da República, em 1954, autorizou o uso dessa condecoração nos uniformes militares.

A partir de 1955, transformou-se em honraria a ser conferida a militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, que tivessem prestados assinalados serviços ao Exército, elevando o prestígio da Instituição ou desenvolvendo as relações de amizade entre o Exército Brasileiro e os de outras nações.

Compartilhar