Encontro: Comando da PM e Fundac planejam projetos conjuntos

Reunião no gabinete do Comando estreitou laços entre as duas corporações (Fotos: Werneck Moreno)
O Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd) da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) pode ser implantado em algumas das sete unidades de ressocialização de adolescentes existentes no Estado. A proposta foi feita pelo comandante geral da corporação, coronel Euller Chaves, durante reunião no Quartel do Comando Geral (na capital) – nesta quinta (18) , com a presidente da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), Sandra Marrocos, e os diretores das unidades citadas.

Na ocasião, Euller sugeriu que o programa, que já beneficiou 85 mil crianças em todo o Estado – trabalhando a conscientização e o combate às drogas, seja ampliado para as unidades educacionais e ajude na ressocialização dos adolescentes. “Essa proposta é ótima e com certeza vamos buscar meios para trazer esse programa para os nossos Centros Educacionais”, comentou Sandra, que durante a reunião também discutiu outras pautas com o comando.

“Queremos construir uma escala de escoltas dos adolescentes que precisam se deslocar das unidades até os locais onde acontecem as suas audiências. A ideia é montar um calendário com datas e horários desses eventos e enviar antecipadamente aos batalhões para que possamos ter a segurança da PM durante esse deslocamento”, disse Sandra, ao elogiar a abertura do comando em dialogar e trabalhar junto com a Fundac.

“O sucesso da Fundac é o nosso sucesso. Eu já vinha planejando convocar essa reunião e só tenho que agradecer essa iniciativa de vocês”, respondeu Euller, ao afirmar ainda nque irá encaminhar ofícios aos comandos de todos os Batalhões do Estado , informando o posterior contato e solicitações da Fundac quanto à escolta de adolescentes.

O comandante geral ainda se comprometeu a repassar para Fundac, mediante ofício, todos os contatos dos responsáveis pelas unidades militares distribuídas em toda a Paraíba e assim facilitar a comunicação entre as duas entidades. “Sabemos que os adolescentes são alvo constante da violência (seja de forma passiva ou ativa) e faremos o possível para ajudar na ressocialização e proteção desses meninos e meninas, beneficiando assim toda a sociedade”, completou Euller.

Humanização – Presente na reunião, o diretor do Centro Educacional do Adolescente (CEA) de João Pessoa, Rildo Lima, elogiou a visão do comando geral e o processo de humanização que vem tomando conta das atividades da PM. “Eu me surpreendi com as falas e as práticas do comandante, que são altamente humanistas”, contou. “Saiu daqui revigorado e feliz em saber que está havendo uma quebra de paradigma na abordagem policial”, acrescentou.

A presidente da Fundac, Sandra Marrocos, também avaliou positivamente a audiência com o comando. “A Fundação leva daqui o sentimento de que temos hoje um comando e um comandante que tem os Direitos Humanos presente na sua conduta”, frisou.

Durante a reunião, ainda foi discutida a ampliação do policiamento externo das unidades educacionais e a instalação do monitoramento por câmeras nas maiores unidades.

Saiba Mais sobre o Proerd

O Proerd é executado há cerca de 12 anos e nesse período já
beneficiou mais de 85 mil crianças, ensinando a prevenção e o combate às drogas. Atualmente, já são mais de 50 cidades que tem escolas beneficiadas .

A capacitação

Para trabalhar no Proerd, junto às escolas, os policiais militares passam pro uma capacitação diferenciadas. Nesse sentido, há três níveis de formação profissional : tem o instrutor, que trabalha diretamente com as crianças, o mentor, responsável pela formação e acompanhamento dos instrutores e, acima desses, o máster (capacitação para formar mentores e planejar a aplicação do programa).

Atualmente, a PM possui quase 200 policiais capacitados no Proerd.

A prevenção

O trabalho de combate às drogas é feito em doze encontros em cada escola. Um policial militar fica responsável por organizar, junto a escola, as atividades pedagógica e lúdicas que fazem parte da grade do programa. Ao final do ciclo, é feita uma formatura relembrando as lições que foram apreendidas ao longo das aulas.