Solenidade militar formaliza passagem de comandos

Solenidade teve a presença do Secretário de Segurança, Cláudio Lima, e do comandante geral da PM, coronel Euller Chaves (Fotos: Werneck Moreno)
Solenidade militar realizada na sede do Quartel do Comando Geral (no Centro de João Pessoa), na manhã desta terça (16), marcou a passagem de comando dos quatro batalhões e uma companhia da Polícia Militar que receberam novos comandantes. O ato governamental que oficializou as mudanças foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta (12), nas páginas 6 e 7.

“Esse processo de renovação é normal e importante, principalmente em uma gestão que busca sempre melhorar seus resultados. Esses comandantes deixam suas antigas funções, tendo cumprindo a missão que receberam, e assumem agora outro desafio”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Cláudio Lima, durante a cerimônia.

O gestor lembrou, ainda, que as exonerações e nomeações publicadas no DOE, que também aconteceram no âmbito da Polícia Civil, visam à adequação da Lei Complementar 111 (de 2012), que faz a compatibilização das áreas integradas de segurança (criando 20 áreas) e remodela a divisão territorial do Estado (para o planejamento e gestão interna da Segurança Pública).

“Tudo dentro desse novo modelo de gestão que implantamos desde 2011, focado em análises estatísticas e busca por resultados”, completou o secretário. O comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, também destacou que a renovação é importante e a busca é por cada vez mais integrar as ações das polícias militar e civil. “É preciso nos integrar internamente, com a Polícia Civil e com todos os órgãos de defesa social, pois a violência é um problema sistêmico e que requer o empenho de todos”, pontuou Euller.

Durante a solenidade, ele homenageou quatro oficiais com a medalha de ‘20 anos de serviço’, que é concedida àqueles que prestaram relevante trabalho à Polícia Militar, garantindo a ordem e segurança do Estado.

Foram agraciados o tenente coronel Lívio Delgado (que deixou o comando do 5º Batalhão e assumiu o sub-comando de Policiamento Regional Metropolitano); o tenente coronel Adielson Pereira (que saiu do comando do Batalhão Ambiental e assumiu o 1º BPM); tenente coronel Paulo Sérgio (ex-comandante do Batalhão de Trânsito e nomeado para o comando do Batalhão Ambiental) e o major Carlos Roberto Silva de Sena (que deixou a 3ª Companhia de Polícia e assumiu o comando do 5º Batalhão).

As mudanças ainda incluíram a desoneração do tenente coronel Paulo Almeida Martins, que saiu do 1º BPM e passou a comandar o Batalhão de Trânsito, e a nomeação do major Pablo Nascimento da Cunha para o comando da 3ª Companhia de Cabedelo. O primeiro já foi agraciado anteriormente com a medalha de ’20 anos de serviço’ e o último ainda não completou o tempo requerido para a concessão da medalha.