Corpo de Monsenhor Eurivaldo Tavares é sepultado nesta terça(25)

O monsenhor foi capelão da Polícia Militar da Paraíba e deu grande contribuição espiritual aos integrantes da briosa (Fotos: Ricardo Sérgio)
Será sepultado, às 16h desta terça-feira (26), no Cemitério Boa Sentença (no bairro do Varadouro, em João Pessoa), o corpo do Monsenhor Eurivaldo Caldas Tavares, até então o padre mais velho da Paraíba e ex- major capelão da Polícia Militar da Paraíba. Aos 92 anos, o monsenhor veio a óbito nesta segunda (25), após complicações respiratórias e falência múltipla dos órgãos. Ele estava há mais de 30 dias internado em um hospital particular de João Pessoa.

“O Monsenhor Eurivaldo Caldas Tavares assinalou com brilhantismo sua paisagem pela briosa (na década de 1960), dando sua contribuição espiritual aos integrantes da corporação, sempre exercendo com amor e alegria o seu sacerdócio”, pontuou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves.

Ele e outros representantes da corporação compareceram ao Mosteiro de São Bento, onde o corpo do monsenhor é velado desde às 10h desta terça-feira (26). Posteriormente, às 15h, está agendada uma missa de despedida ao sacerdote, também no Mosteiro, localizado no Centro da capital.

“A vida dele foi de dedicação aos outros e de amor aos pobres. Posso dizer que foi um privilégio cuidar dele durante 23 anos”, contou Valdilene Borges, ao lembrar as principais características do monsenhor. “Seriedade, rigor, organização e amor”, elencou.

A sobrinha dela, que também conviveu durante dez anos com o monsenhor e recebeu muita ajuda através dele, citou a principal lembrança que guarda do sacerdote. “Um coração grandioso”, resumiu.

História

O Monsenhor Eurivaldo Caldas Tavares nasceu na capital da Paraíba, em 19 de abril de 1921. A inclinação pelo sacerdócio despontou logo cedo, em 1933, levando-o a se matricular no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, onde concluiu o ginasial e colegial em 1937. Foi ordenado padre em 1944, recebendo outros títulos posteriormente.

Formou-se em Filosofia e em Teologia e exerceu diversas vezes o ofício de capelão e o de pároco, em diferentes instituições. Monsenhor Eurivaldo publicou mais de 20 livros, atuou como professor da Universidade Federal da Paraíba e foi uns dos fundadores do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).