Oficiais da PM participam de reunião do ‘Brasil mais Seguro’

Reunião acontece na Escola de Serviço Público do Estado
O sub-comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Francisco de Assis Castro, participou na manhã desta quinta-feira (18) da 1ª Reunião técnica para a implementação do programa ‘Brasil Mais Seguro’ na Paraíba. O encontro, que aconteceu às 9h, na Escola de Serviço Público do Estado (Espep) – na capital, reuniu representantes da Secretária Nacional de Segurança Pública e gestores locais das Polícias Militar e Civil.

O objetivo é validar programas e finalizar a matriz de responsabilidades para o lançamento oficial do Brasil mais Seguro na Paraíba. Os encontros ainda seguem até a tarde desta sexta (19), quando serão realizados debates para definição de datas para envio de projetos.

Além do sub-comandante geral – que representou o comandante geral, coronel Euller Chaves (que cumpre agenda em São Paulo) – e o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, participam das reuniões o coordenador de Integração Comunitária e Direitos Humanos da PM, tenente coronel Valterlins Dutra; o coordenador Estadual de Polícia Solidária, coronel Marcos Alexandre Sobreira; o comandante do Policiamento Regional Metropolitano (CPRM), tenente coronel Jefferson Pereira; entre outros oficiais da instituição.

Entre os gestores nacionais presentes, estão a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Mikki e a diretora do Departamento de Políticas, Programas e Projetos (Depro) do governo Federal, Cristina Villanova.
Programa Brasil Mais Seguro

O programa integra o Plano Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, que promove ações voltadas para o fortalecimento das fronteiras, o enfrentamento às drogas, o combate às organizações criminosas, a melhoria do sistema prisional, a segurança pública para grandes eventos, a criação do Sistema Nacional de Informação em Segurança Pública e a redução da criminalidade violenta.

O Programa de Redução da Criminalidade Violenta, lançado com o nome BrasilMais Seguro, tem como objetivo induzir e promover a atuação qualificada e eficiente dos órgãos de segurança pública e do sistema de justiça criminal, focado na qualificação dos procedimentos investigativos e na maior cooperação e articulação entre as Instituições de Segurança Pública e o Sistema de Justiça Criminal (Poder Judiciário e Ministério Público).

O Brasil Mais Seguro prevê três eixos de atuação: a melhoria da investigação das mortes violentas; o fortalecimento do policiamento ostensivo e de proximidade (comunitário); e o controle de armas.

Compartilhar