Homenagens marcam o dia da mulher policial nos quartéis da PM

O Centro de Educação preparou uma homenagem que emocionou cerca de 200 mulheres
A celebração do dia internacional da mulher nos quartéis da Polícia Militar contou com flores e doces para homenagear as cerca de 700 mulheres que fazem parte da instituição. Em todo Estado os quartéis, companhias e diretorias fizeram eventos e preparam homenagens para recepcioná-las antes do início do expediente.

A série de homenagens começou logo cedo, no Quartel do Comandando Geral, onde o efetivo feminino foi recebido com música, chocolates e mensagens de agradecimento por fazer parte da polícia militar. O reconhecimento da importância delas na instituição abriu oficialmente uma manifestação de carinho que se espalhou dentro da corporação no dia de hoje.

Uma programação especial montada no Centro de Educação da PM, em João Pessoa, emocionou cerca de 200 mulheres policiais que lotaram o auditório da unidade. Elas receberam rosas, presentes, poemas e foram homenageadas com músicas que em sua letra enalteciam as qualidades da mulher policial. O evento contou com a presença do próprio comandante da instituição, Coronel Euller Chaves.

Ainda em João Pessoa, a Diretoria de Apoio Logístico preparou uma confraternização para as dez mulheres que trabalham no departamento. Os policiais fizeram surpresas e entregaram bombons como forma de parabenizá-las pelo dia dedicado a elas.

Em Campina Grande, o auditório do 2º Batalhão foi palco de palestras dedicadas às homenageadas. Elas foram agraciadas com brindes e participaram de um ‘coffee brack’ preparado exclusivamente para as policiais.

Na cidade de Sousa, no Sertão do Estado, um café da manhã entre as policiais militares do 14º Batalhão relembrou a história de desafios e conquistas delas dentro da PM. O reconhecimento aos serviços prestados por elas à instituição foi feito através de pronunciamentos, músicas e homenagens.

As homenagens em Cajazeiras, também no sertão, foram feitas nas ruas junto à população. As policiais militares do 6º BPM realizaram blitzen educativas com distribuição de rosas e chocolates para as mulheres que passavam.

Mensagem Oficial – O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves, disse que a instituição tem vários motivos para homenagear as mulheres neste dia. “É uma data ideal para lembrar a construção da história de conquistas e valorização que a mulher alcançou dentro da Polícia Militar. Nós temos que enaltecer cada uma delas e ao mesmo tempo agradecer, pois sem elas não teríamos uma instituição tão humanizada e empenhada para prestar um serviço de qualidade à população”, salientou.

As mulheres na PM – Atualmente quase 700 mulheres fazem parte da Polícia Militar da Paraíba. A primeira turma entrou em 1987, com policiais paraibanas formadas em outros Estados. Em 1989 a Paraíba formou a primeira turma de Sargento feminina e no ano seguinte a primeira turma de soldados mulheres. As desbravadoras na instituição continuam no serviço ativo e hoje sentem orgulho de ter conquistado o espaço feminino dentro da instituição responsável pela segurança dos paraibanos.