BPTran vai intensificar a ‘lei seca’ neste carnaval em todo Estado

As blitzen serão intensificadas em várias cidades, principalmente nas áreas de praia
O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) vai intensificar as blitzen, durante este carnaval, em todo Estado. O objetivo é continuar reduzindo o número de acidentes de trânsito a partir das operações de combate a prática de beber e dirigir, através da aplicação da ‘lei seca’. Até agora, somente na região metropolitana de João Pessoa, 185 pessoas já foram autuadas por embriaguez ao volante, sendo 48 delas conduzidas a uma das delegacias.

Para garantir a segurança nas estradas estaduais, o BPTran contará com 170 policiais a mais que vão reforçar o efetivo nas operações ‘lei seca’, que serão aplicada em locais e horários alternados para garantir um maior número de prevenção. 70 deles se concentrarão somente nas áreas de praia dos Litorais Norte e Sul.

“Nossa orientação é para que o cidadão respeite as leis de trânsito, pois elas foram feitas para a preservação da vida, através de estudos que comprovam cientificamente o perigo de beber antes de dirigir. É justamente para prevenir as consequências desses atos irresponsáveis e promover a segurança no trânsito que estaremos empenhados neste carnaval, para que as pessoas tenham o direito de ir se divertir e voltar pra casa sem ter a viagem interrompida por alguém que assumiu o volante depois de ingerir bebida alcóolica”, destacou o comandante do BPTran, Tenente-Coronel Paulo Sérgio.

Lei Seca – Nas blitzen da lei seca, realizadas do dia 1º de janeiro até esta sexta-feira (08), o BPTran autuou 185 motoristas por serem flagrados dirigindo embriagados, na região metropolitana de João Pessoa. Desses, 48 foram conduzidos até uma delegacia por apresentarem um nível de álcool muito acima do limite. Neste período, foram realizados 2.240 testes de bafômetro, aplicadas 678 multas, apreendidos 195 veículos e recolhidas 157 habilitações, todas durante a operação ‘lei seca’.

Números – Na manhã desta sexta-feira (08), o BPTran divulgou um balanço das blitzen realizadas na grande João Pessoa. Um dos dados que mais chamou atenção é que mais de um terço das 2.011 multas aplicadas foram a motoristas flagrados sem a carteira de habilitação ou com ela vencidas. Ao todo, do período de 1º de janeiro a 8 de fevereiro, foram apreendidos 1.337 veículos (entre carros e motos) e aplicadas 2.011 multas por irregularidades na documentação ou veículo, um número que corresponde a 92,44% a mais em relação a 2012, quando foram aplicadas 1.045 multas.