Integração das polícias reduziu em 4,8% assassinato de mulheres

O I Distrito Integrado de Segurança Pública é um exemplo da união das Polícias Militar e Civil em busca da paz social (Foto: Werneck Moreno)
O trabalho dos órgãos operativos da Segurança Pública resultou também uma queda de 4,8% no número de assassinatos de mulheres no Estado. No ano de 2011 foram 146 e em 2012 a polícia registrou 139 casos de CVLI com vítimas do sexo feminino.

Além do trabalho preventivo e repressivo da Polícia Militar e do investigativo realizado pelas nove delegacias de Polícia Civil especializadas no atendimento à mulher (Deams), contribuíram para o resultado duas portarias publicadas em julho do ano passado, que visam coibir a violência doméstica.

A Portaria nº 54/2012 determinou que nos casos de crimes de ameaça contra a vida ou qualquer crime cometido contra a mulher, ainda que sem a apresentação de testemunhas, a autoridade policial deve receber a ‘notícia crime’, intimar e inquirir o suposto agressor, além de realizar as diligências necessárias para encaminhar o caso à esfera judicial.

Já a Portaria nº 53/2012 estabeleceu que qualquer delegacia de Polícia Civil do Estado que faça esse tipo de atendimento à mulher deve realizar o preenchimento de um formulário que irá servir como um banco de dados sobre os crimes.

Compartilhar