TRE outorga sua mais alta comenda ao comandante geral da PM

Outorga da medalha ao comandante geral da PM, coronel Euller, foi aprovada pro unanimidade pela corte do TRE-PB (Foto: Werneck Moreno)
O comandante geral da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), coronel Euller Chaves, foi homenageado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) com a Medalha de Alta Distinção ‘ Desembargador Flodoardo Lima da Silveira’. A condecoração, que existe há 11 anos e é a mais alta comenda do TRE, é outorgada àqueles que contribuem de forma excelente com o trabalho da Justiça Eleitoral paraibana.

A outorga da medalha ao comandante geral, que consta da resolução número 19/2012 , foi proposta pelo presidente do Tribunal, desembargador Marcos Cavalcanti, e aprovada por unanimidade pela corte do TRE.

“O coronel Euller vem prestando não só agora, mas há muitos anos, um grande serviço à Justiça eleitoral, sem nenhum registro de falta no atendimento aos juízes. E nestas eleições, sobremodo, ele se destacou, estando prontamente a serviço dos juízes eleitorais em todos os municípios. Ao receber qualquer reclamação, além de mandar as tropas, em seguida ele se dirigia ao local para verificar in loco o que estava acontecendo e se a medida tomada teria sido a melhor”, justificou o desembargador, na fundamentação da sua proposta.

Ele também destacou o qualificado currículo do coronel Euller, que coleciona cursos das Escolas Militares do Ceará e da Bahia, Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Universidade Federal da Paraíba, entre outras instituições. Para o coronel Euller, a homenagem é o reconhecimento de um esforço conjunto de toda a instituição.

“Muito nos honra receber tamanha condecoração, mérito não só do comandante, mas sobretudo de todos os policiais militares que contribuíram de forma decisiva – desde o planejamento à execução – do processo eleitoral deste ano. Transferimos esse reconhecimento, dado pelo desembargador Marcos Cavalcanti e toda a corte, a todos esses militares e seus familiares, que tiveram que renunciar de suas presenças em favor da promoção da cidadania”, destacou o comandante geral da PM.

A concessão da honraria ao coronel Euller foi aprovada em sessão realizada no último dia 13 de novembro. Na ocasião, também foi aprovada a outorga da mesma medalha para a ministra presidente do Superior Tribunal Eleitoral (STE), Carmén Lúcia Antunes Rocha. Ainda não foi definido quando será a cerimônia de entrega das comendas.

A medalha

O desembargador Flodoardo Lima da Silveira foi renomado magistrado e professor paraibano, especialmente reconhecido pelos serviços prestados à Justiça Eleitoral. Através da resolução de número 7 (de 2001), ele foi escolhido para nominar a medalha que representa a mais alta comenda da Justiça eleitoral paraibana.

Eleições

A outorga da medalha desembargador Flodoardo Lima da Silveira confirmou a execução bem sucedida das Operações ‘Voto Seguro I e II’, desencadeadas pelas Polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros, para garantir a tranquilidade do processo eleitoral na Paraíba.

No primeiro turno, o policiamento ostensivo garantiu a idoneidade do pleito, com a confirmação de apenas 15 ocorrências eleitorais em todo o Estado e uma redução de 59% no número de homicídios, em relação ao mesmo período de 2011. Já no segundo turno, em João Pessoa e em Campina Grande, a redução no número de assassinatos foi de 57% e nenhuma ocorrência de natureza grave foi registrada.

Compartilhar