Operação do BPAmb apreende 25 animais silvestres, em João Pessoa

Foram apreendidas várias espécies de animais silvestres
Uma operação desencadeada, nesta quarta-feira (28), por Policiais do Batalhão Ambiental (BPAamb) resultou na apreensão de 25 animais silvestres nos bairros da Torre, Padre Zé e Avenida Beira Rio, em João Pessoa. As ações começaram por volta das 4h – horário em que os criadores ilegais costumam levar os bichos para passear em áreas de rios e matas.

De acordo com o subcomandante do BPAmb, Major Oscar Beauttenmüller, duas viaturas com oito policiais saíram cedo para essas localidades que já vinham sendo monitoradas. Ele informou que ao perceber a presença da polícia, os donos dos pássaros fugiram, abandonando as gaiolas nos locais.

As espécies apreendidas eram sabiás, papa-capim, Curió, tico-tico, azulão, cabocolinho, sanhaçu e galo de campina.

Segundo o Major Beauttenmüller, “nenhum das espécies apreendidas está na lista de animais ameaçados de extinção, mas hoje em dia é raro encontrá-las pelas matas e por isso essas ações são importantes para evitar que as espécies entrem na lista de animais ameaçados”.

Ele garantiu que as ações vão continuar. “Vamos cumprir a determinação do comandante do batalhão para intensificar o policiamento e coibir os crimes ambientais como também crimes comuns, através de abordagens e bloqueios em vários pontos do Estado”, destacou o major.

As pessoas que são pegas com animais silvestres pagam uma multa que varia de R$ 500 por animais silvestes até R$ 5.000 (quando o animal está na lista de ameaçados de extinção).

Os animais apreendidos foram levados para o Centro de Triagem de animais Silvestres (Cetas), em Cabedelo, onde após um período de 40 dias serão devolvidos ao seu habitat natural.

Compartilhar