Canil da PM faz apresentação para garotada do Alto do Mateus

Crianças puderam tirar fotos e interagir com cão show dog (Foto:Wenerck Moreno)
Cerca de 100 crianças do Centro de Ensino Machado de Assis e de comunidades localizadas no Alto do Mateus, em João Pessoa, assistiram, entusiasmadas, a apresentação do Canil da Polícia Militar – nesta terça-feira (16). A atividade, em alusão ao mês das crianças, aconteceu no campo de Futebol do Alto do Mateus e animou a garotada presente.

Logo na chegada, ainda dentro das viaturas, os cães e os policiais foram bastante aplaudidos pelos pequenos, que esperavam ansiosos pela apresentação. A cada ‘encenação’ dos cães, as crianças vibravam. “Eu gostei muito quando o cachorro pulou do carro. Batemos muitas palmas e de pé, tinha que ser de pé”, enfatizou Emerson da Silva, 12 anos, referindo-se a apresentação do cão patrulheiro.

Segundo o médico veterinário comandante do Canil da PM, capitão Deuslânio Menezes, três cães da polícia participaram da atividade: um patrulheiro, outro de faro e o show dog. Com o primeiro, foi realizada uma simulação de abordagem, na qual o suspeito reagiu e o cão – saltando da viatura – o imobilizou até a chegada do policial.

Já com o cachorro de faro, foi encenado o trabalho em um aeroporto ou rodoviária, onde o bicho fareja malas para verificar a possível existência de drogas. O show dog, por sua vez, demonstrou comandos de obediência básica e avançada, como sentar, deitar, rastejar e rolar.

“Gostei do cão que sentou e deitou”, disse Flávio Henrique, 11 anos, um dos expectadores. Depois das simulações, as crianças também puderam tirar fotos e interagir com o cão show dog, que é dócil. “Eles acharam maravilhosa a experiência de assistir a apresentação. Alguns, curiosos, perguntavam se todo cão pode chegar nesse patamar”, contou a professora de Artes, Sandra Moura, que acompanhou as crianças durante a atividade.

Segundo ela, os alunos do Centro de Ensino Machado de Assis já são acostumados em ter esse contato amigável com a polícia. “Temos a patrulha escolar, que periodicamente passa na nossa escola. Então os alunos já veem o policial como amigo”, afirmou.

Treinamento

Para desenvolver a obediência, os cães do tipo show dog, por exemplo, passam por dois anos de treinamento na sede do Canil da PM, localizada em Cabedelo (Grande João Pessoa).

“Eles são preparados para suportarem todo tipo de dor, sem esboçar reação”, disse o comandante do Canil, Deuslânio Menezes, ao explicar que cães com esse tipo de treinamento são utilizados para cinoterapia (terapia com auxílio de cães) e outras atividades de contato com as crianças.

Ainda Segundo Deuslânio, ações como a realizada nesta terça ajudam a desmistificar a visão de que polícia é agressiva. “Temos trabalhado muito nesse sentido de aproximação com a população. Quando as crianças vibravam, ao ver a apresentação dos cães, nós vibrávamos também com a alegria deles”, completou.

Compartilhar