Comandante Geral faz reunião e analisa atuação da PM no 1º Turno

Reunião avaliou resultados da segurança no primeiro turno
O Comandante Geral da Polícia Militar da Paraíba, Coronel Euller Chaves, realizou uma reunião, nessa terça-feira (09), com os coordenadores do Estado-Maior Estratégico para avaliar a segurança no primeiro turno das eleições, realizadas no último domingo (07).

Através de relatório elaborado pela Coordenação de planejamento operacional, os oficiais fizeram uma avaliação da aplicação do policiamento de guarda de urnas, policiamento ostensivo e policiamento próximo dos locais de votação.

Um dos pontos avaliados foi a antecipação do serviço de escalas (que ficaram prontas já na terça-feira, 02) e o pagamento antecipado de auxílio alimentação e diárias para os policiais militares que se deslocaram para outras cidades do Estado.

O clima de tranquilidade que marcou o pleito eleitoral foi atribuído à integração que a polícia militar fez com outros órgãos de segurança e também a implementação de um sistema moderno e ágil desenvolvido pela PM – que permitiu que os agentes da segurança pública acompanhassem em tempo real as ocorrências em todo o Estado.

“O planejamento foi vital para alcançar esse resultado. A proatividade e poder de resolução qualificada que tínhamos para garantir a segurança no pleito foram fundamentais para promover o voto seguro”, destacou o Comandante Geral da PM, coronel Euller Chaves.

Ele lembrou ainda que a intensificação do policiamento com a operação ‘voto seguro’ e a integração das forças de segurança nos três Centros de Comando e Controle fizeram história nas eleições da Paraíba, chegando ao feito de alcançar uma das mais tranquilas já vistas.

Planejamento para o Segundo Turno

Na ocasião, os oficias traçaram metas para o segundo turno e avaliaram o que pode ser melhorado para promover uma segurança maior nas eleições das cidades de João Pessoa e Campina Grande, onde haverá segundo turno. Os próximos passos a serem dados foram discutidos para que a instituição juntamente com a Secretaria de Segurança e Defesa Social possam oferecer um plano de segurança para o Tribunal Regional Eleitoral nesse segundo turno das eleições 2012.

Ocorrências nas Eleições

Os três Centros de Comando e Controle registraram 249 ocorrências no período eleitoral, envolvendo desordem no pleito, desobediência ou desacato, agressão, porte ilegal de arma, apreensão de veículos, ameaça e aliciamento de eleitores.

Várias denúncias chegaram aos Centros, mas quase 80% delas nas se confirmaram. A cidade que mais recebeu denúncias foi Patos (sertão do Estado), com 50 denúncias. Dessas, 10 pessoas foram presas por desordem eleitoral e 1 por doação de combustível em troca de votos.

Já João Pessoa ficou em segundo lugar no número de denúncias, com 14 registradas, onde 4 foram confirmadas. Campina Grande apresentou 12 denúncias que não se confirmaram.

Queda no Número de Homicídios

Dados da Secretaria de Segurança e Defesa Social apontam uma redução de 47% do número de homicídios em relação às eleições de 2010. Da sexta-feira (05) até o domingo (07) – final de semana do pleito – foram registrados 9 homicídios, 8 a menos do que o período eleitoral de 2010, quando foram registrados 17 homicídios.