Mais 67 aves silvestres foram recuperadas pelo BPAmb

67 aves silvestres foram recuperadas na feira de Oitizeiro
O Batalhão de Polícia ambiental (BPAmb) recuperou, no domingo (30), mais 67 aves silvestres que eram mantidas irregularmente em cativeiro para comercialização na feira de Oitizeiro, no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. Em todo o mês de setembro, as fiscalizações ostensivas do batalhão resultaram na apreensão de 273 animais silvestres – entre eles espécies ameaçadas de extinção.

Segundo o sub-comandante do BPAmb, major Oscar Beauttenmuller, em todo o mês de setembro foram intensificadas as fiscalizações em feiras livres e áreas particulares nas proximidades de Mata Atlântica, para coibir a venda ilegal desses animais. Um total de nove pessoas foram presas.

Na última ocorrência, em Oitizeiro, os infratores fugiram ao saber da chegada da polícia ambiental. “Por ser uma feira grande, os olheiros dos infratores avisam quando a guarnição chega e os responsáveis pelos animais abandonam as gaiolas”, comentou o major, ao enfatizar que a presença constante do policiamento ambiental nesses locais tem inibido a ação dos infratores.

Segundo a legislação ambiental, criar ou comercializar animais silvestres ilegalmente acarreta multa de R$ 500, por cada bicho, podendo chegar a R$ 5 mil em caso de animal ameaçado de extinção. A legislação ambiental também prevê detenção que pode chegar a um ano, a depender da ocorrência.

Compartilhar