Operação Nômade intensifica policiamento em todo Estado

Todos vão às ruas participar das ações
Reforçar o policiamento nas ruas e apreender armas e drogas estão entre as prioridades da operação nômade, realizada pela polícia militar em todo Estado. Neste fim de semana, foram mais 10 armas tiradas de circulação no Estado e cerca de um quilo de drogas apreendidas. O resultado elevou as estatísticas que apontam uma redução da criminalidade desde que a operação foi deflagrada – há cerca de 11 meses.

“Estamos desarmando pessoas que silenciosamente portavam arma de fogo e estavam prestes a tirar a tranquilidade da dona de casa e do trabalhador que paga seus imposto e exige segurança”, destacou o Comandante Geral da PMPB, Coronel Euller Chaves, ao tempo em que ressalta a importância dessa operação para o Estado.

A Nômade emprega em média 1200 policiais a mais em todo o estado. Só em João Pessoa, são 750 nos finais de semana – período em que a movimentação em bares, casas de show e de turistas nas praias aumenta. As ações são feitas com abordagens e bloqueios policiais – que ajudam também a identificar veículos roubados ou com documentação irregular.

Uma das estratégias que vem dando certo é a intensificação do policiamento em áreas onde se tem a probabilidade de acontecerem crimes, onde são feitas abordagens em pontos que ocorre grande fluxo e concentração de pessoas.

O planejamento é feito de forma integrada com a secretaria de segurança e defesa social (SEDS), juntamente com o setor de inteligência da PM, que ajudam a fazer o mapeamento da ‘mancha criminal’ para que melhor seja empregado o recurso humano e material da Polícia Militar.

O reforço no efetivo vem do Centro de Educação e da área administrativa da PM, que nos finais de semana convocam a todos para irem às ruas e somar esforços para reduzir os indicadores da criminalidade no Estado. O próprio Comandante Geral, além dos oficiais que comandam os batalhões, atuam diretamente nas ações – que são realizadas durante a noite toda.

“Todo mundo vai para rua, irmanado e emanado em busca de melhores resultados para a segurança pública, isso motiva a tropa que vê seu comandante geral e comandantes de batalhões ali do lado atuando, como também motiva as pessoas que percebem que a polícia militar está nas ruas para promover a paz social”, declarou o Comandante do Policiamento Regional Metropolitano (CPRM), Tenente Coronel Jeferson Pereira (responsável pela Nômade na Grande João Pessoa).

Na área de Campina Grande

De acordo com dados do Comando do policiamento Regional I (CPR-I), só nesses últimos dois finais de semana foram 6 (seis) revólveres e uma espingarda tirados de circulação na região da Borborema. Mais 780 gramas de drogas (entre Crack, Maconha e Cocaína) já foram apreendidos nos últimos 14 dias.

Para o Coronel Wolgran Lordão, comandante do CPR-I, o resultado se dá pela característica da operação nômade.

“É uma operação dinâmica que inicia em um local e migra para outro, dependendo da necessidade. Passa pouco tempo em cada local e com isso consegue atingir um número grande de locais com a presença da polícia realizando as atividades de prevenção ao crime”, frisou o Coronel Wolgran.

No Sertão

“Com a efetividade da polícia militar na rua, atuando com a presença do policial abordando e atuando, os resultados vão surgindo. Esse trabalho da nômade de identificar locais mais críticos e intensificar nesses pontos o reforço na segurança é extremamente positivo”, ressaltou o Coronel Almeida Rosas, Comandante do Policiamento Regional II (CPR-II), ao comentar sobre a operação nômade no Estado.

Segundo ele, na região do sertão, só este ano (com a operação nômade), já foram apreendidas 97 armas de fogo, número que aumentou em 80% as apreensões de armas no sertão, quando comparados com o mesmo período do ano passado – de Janeiro a Agosto.

No tocante as apreensões de drogas, com a operação nômade foram realizadas 57 apreensões de quantidade expressiva (que caracterizam tráfico).