Polícia Militar define esquema de segurança para eleições municipais

Encontro na sede do TRE contou com a presença do comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, e outras autoridades policiais (Foto: Werneck Moreno)
A Polícia Militar da Paraíba (PMPB) está pronta para garantir a segurança dos eleitores e a integridade das urnas durante as eleições deste ano. Em reunião realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE –PB) – em João Pessoa, nesta segunda-feira (03) – para discutir a logística do pleito, o esquema de policiamento integrado foi apresentado ao presidente do TRE, desembargador Marcos Cavalcanti.

O documento foi entregue pelo comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, o coordenador de Planejamento do Estado Maior Estratégico do Comando Geral da PM, Tenente Coronel Onivam Elias – além de representantes da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds) – o Assessor de Ações Estratégicas da Seds, delegado Isaias Gualberto, e a Delegada Geral de Polícia Civil, Ivanisa Olímpio.

Também participaram do encontro enviados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e do exército. A estratégia apresentada na reunião estabelece a descentralização da fiscalização durante o primeiro turno das eleições (no dia sete de outubro), com a instalação de três sedes em cidades polos (Patos, João Pessoa e Campina Grande), que concentrarão as ocorrências das suas respectivas microrregiões. Cada unidade de comando contará com a presença de um delegado da Polícia Civil e oficiais da Polícia Militar – além do reforço de outras corporação.

Só a PM terá cerca de sete mil homens garantido a tranquilidade das eleições em toda a Paraíba, sendo pelo menos dois em cada um dos 1.741 locais que receberão as urnas eletrônicas. Alguns pontos também receberão reforço, durante a noite, dos cães adestrados do canil da PM.

“A instituição de Centros Integrados Regionais é de fundamental importância para articular e otimizar as ações dos órgãos envolvidos no pleito eleitoral. A Polícia Militar vai continuar cumprindo durante o processo eleitoral seu papel essencialmente preventivo, através do policiamento ostensivo – contando com o suporte do setor de inteligência”, afirmou o coronel Euller.

Na ocasião, o presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti, elogiou o trabalho preventivo realizado pela Polícia Militar da Paraíba, que vem garantido a tranquilidade do período que antecede o pleito em todo o Estado.

“O coronel Euller, sempre muito atencioso, tem nos atendido de imediato, de forma que não tivemos grandes problemas no período de registro de candidaturas nem nesta etapa de campanha. As Polícia Militar e Civil estão presentes em todo o Estado e isso traz segurança para o processo eleitoral”, apontou o desembargador.

Ele enfatizou, ainda, que a estratégia apresentada é nova e aprimora a logística das eleições no que tange a segurança pública. “O comando geral e a Secretaria de Segurança Pública estão de parabéns. A organização de núcleos nas três principais cidades do Estado é uma novidade muito boa, que vem agregar ao trabalho preventivo que vem sendo feito a muito tempo e mostrando ótimos resultados. A estrutura de policiamento está muito boa”, resumiu o desembargador, ao acrescentar que todas as zonas eleitorais, no que tange aos serviços do TRE, também estão preparadas para realizar o trabalho eleitoral.

Orientação

Para nortear e unificar o trabalho da Polícia Militar em todo o Estado, foi elaborada uma cartilha educacional com 22 situações hipotéticas delituosas que os policiais podem deparar-se durante as eleições. O material será distribuído nos próximos dias em todos os batalhões e disponibilizado no site da instituição (pm.pb.gov.br).

Além disso, no próximo dia 13, o efetivo participará de uma simulação do que vai acontecer no dia das eleições. Serão montadas duas escalas de serviço, nos moldes das que serão executadas no dia sete de outubro, e ao final do dia serão elaborados relatórios locais detalhados de cada zona eleitoral.

Os documentos darão uma análise geopolítica do ambiente de trabalho que será encontrado durante o pleito. Uma semana antes da votação, também haverá a distribuição das escalas finais de trabalho. “Tudo isso faz parte de um conjunto de esforços para fazer uma ação a mais proativa possível”, frisou o comandante geral, coronel Euller Chaves.