Alunos do Colégio Militar da Paraíba participam de olimpíada nacional

Alunos em preparação para a Olimpíada Nacional de História e o Prêmio Estadual João Pedro Texeira
Há cerca de um mês, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio da Polícia Militar da Paraíba, localizado em Mangabeira – em João Pessoa, estão se preparando para a 4º Olimpíada Nacional em História do Brasil – que teve início ontem, através da internet.

A competição, realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-São Paulo), tem o objetivo de levar os alunos a estudar não apenas o conteúdo das questões propostas – mas de desenvolver um olhar crítico para a história.

Segundo o professor de História que prepara os alunos do Colégio Militar na Paraíba, Rodrigo Fontes de Lima, a turma tem tido reuniões semanais, pela tarde, para reforçar o conteúdo visto em sala de aula.

“Inicialmente nosso interesse era só a participação para conhecer a olimpíada. Mas intensificamos a preparação e queremos chegar a final”, comentou o professor, ao informar que esta semana a turma está fazendo diversos simulados com conteúdo relacionado à História do Brasil.

A Olimpíada Nacional promovia pela Unicamp é dividida em seis fases, sendo cinco online e uma presencial. A etapa via internet foi iniciada nesta segunda-feira (20) e segue até a realização da etapa presencial – que acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro, na sede da Unicamp.

Um total de 37 equipes participará da final, sendo escolhida de acordo com a pontuação obtida nas fases online. A competição premiará escolas, alunos e professores, com 60 medalhas de ouro, 100 de prata e 140 de bronze – além de certificados de participação para todos os inscritos e todas as escolas participantes.

Prêmio Estadual de Redação

Conhecer a história de João Pedro Texeira e elaborar textos embasados sobre o líder camponês paraibano e a luta dos trabalhadores rurais. É com esse objetivo que alunos do Colégio da Polícia Militar da Paraíba estão se preparando para participar do Prêmio Estadual de Redação João Pedro Texeira – instituído em junho último pela Secretaria de Educação da Paraíba (SEE).

Segundo o professor de História da turma do 9º ano, Rodrigo Fontes, dentro da preparação os estudantes viajaram até a casa de João Texeira, em Sapé (a 55 quilômetros de João Pessoa), atualmente transformada em um memorial das ligas camponesas. Eles também leram textos e assistiram documentários sobre líderes camponeses.

“Nós temos trabalhado duro e a expectativa é a melhor possível. Se o prêmio não vier, vale o conhecimento e o senso crítico desenvolvido pelos alunos sobre a realidade social paraibana”, comentou o professor, ao informar que as redações já começaram a ser elaborada e serão enviadas pela internet até 31 de agosto.

Compartilhar