Guarda da Reserva Remunerada já beneficia vários municípios

Policiais da Guarda Militar da reserva
A política de segurança pública que está sendo implantada na Paraíba ganhou mais um reforço com implantação e a formação de 183 militares que estavam na reserva remunerada e passaram a integrar a 1ª Companhia da Guarda Militar da Reserva, cuja sede, fica situada na Rua da Areia, s/n , Varadouro, e foi inaugurada pelo governador Ricardo Coutinho, Esses policiais vão possibilitar o aumento do efetivo nas ruas, uma vez que substituíram os militares da ativa que cumpriam tarefas administrativas.

Logo após inaugurar a sede da 1ª Companhia da Guarda Militar da Reserva, localizada na Rua da Areia, em João Pessoa, o governador Ricardo Coutinho deu as boas vindas aos policiais que retornaram à ativa e disse que esperava deles compromisso, lealdade e respeito, para que possam também ter o carinho e o reconhecimento da população.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller de Assis Chaves, ressaltou que a criação da Guarda Militar da Reserva, além de fazer com que os policiais se sintam úteis e possam prestar um serviço à sociedade, vai tirar muitos deles de funções inadequadas em “bicos” na iniciativa privada. “São pessoas que estão em plena forma, com a capacidade laborativa a toda prova, que podem e vão contribuir demais em diversas atividades, algumas delas que estão sendo hoje efetuadas por policiais da ativa”, explicou.

Para o coronel Euller a Guarda Militar da Reserva vai reforçar o efetivo de policiais nas ruas e contribuir com o resgate do sentimento de tranquilidade por parte da população paraibana. “Essa é uma forma de não só reconhecer o trabalho feito anteriormente por esses policiais que voltam hoje à ativa, mas ao mesmo tempo reforçar nossa política de segurança pública”, observou.

Entre as ações implementadas por meio da nova política de segurança pública, coronel Euller, destacou a promoção de policiais considerando a ficha funcional, a melhoria das condições de trabalho com novos veículos e armamentos e ocupações dos espaços pelas Polícias Comunitária e Solidária.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, parabenizou e desejou sucesso aos policiais da Guarda da Reserva. “Quem estava na reserva agora está ainda mais ativo”, ressaltou.

Guarda Militar da Reserva – A 1ª Companhia da Guarda Militar da Reserva (GMR) foi criada por decreto governamental e é formada por oficiais e praças da Polícia Militar que se encontravam na reserva remunerada. Eles são utilizados em atividades administrativas antes desempenhadas por policiais da ativa, como guardas de quartéis, de presídios, de ONGs e de outros órgãos.

O tenente-coronel Walter Dias de Araújo Júnior, coordenador geral da GMR, informou que terá companhias também em Campina Grande, Patos, Guarabira e Cajazeiras, podendo se expandir para outras cidades polo. O efetivo de cada companhia será de 100 militares. Na 1ª Companhia foi iniciando os trabalhos 77 homens, sendo nove oficiais. No Gabinete Militar do Governador (Palácio da Redenção), 27 militares da ativa já foram substituídos por integrantes da Guarda Militar da Reserva e passaram a reforçar o efetivo das unidades operacionais da Região Metropolitana de João Pessoa.

Em todo o Estado se inscreveram mais de 500 militares da reserva. A idade limite para a GMR é de 60 anos. Eles passam por um treinamento de readaptação funcional com duração de 60 horas/aula ministradas no Centro de Educação da Polícia Militar, em Mangabeira, em João Pessoa. Entre as disciplinas estão defesa pessoal, relações públicas e humanas, tiro defensivo e direito aplicado. Os voluntários ainda passam por uma avaliação clínica, física, documental e psicológica.

Atualmente a Guarda Militar da Reserva é formada por 183 homens que estão distribuídos nas seguintes unidades: Quartel do Comando Geral. 5º Batalhão, 1º Batalhão e 7º Batalhão, todos localizados na região metropolitana de João Pessoa. Além do 8º Batalhão localizado na cidade de Itabaiana, 2º e 10 Batalhões, em Campina Grande, e o 3º Batalhão localizado na cidade de patos.
A meta da Guarda da Reserva Remunerada tem como objetivo atingir um quadro de 500 profissionais de segurança pública para beneficiar um maior número possível de cidade no interior do estado.

Compartilhar