Polícia Militar garante segurança na Romaria da Penha

Coronel Castro detalhou o esquema de segurança

A Procissão da Penha realizada na noite de sábado (26) e madrugada do domingo (27) foi considerada tranquila pela Polícia Militar da Paraíba.

A estimativa feita pelo Coronel Castro, comandante da Companhia de Policiamento Regional Metropolitano (CPRM), é de que pelo menos 300 mil pessoas estiveram reunidas durante a romaria.

Na festividade de Nossa Senhora da Penha de número 248, a Polícia não registrou nenhuma grande ocorrência.

“Sem dúvida alguma, a utilização devidamente planejada e executada trouxe tranqüilidade às famílias que se fizeram presentes ao evento”, garantiu Jefferson Pereira, comandante do 1º BPM.

Cerca de mil policiais estiveram fazendo a segurança da Festa Religiosa que faz o trajeto do Centro de João Pessoa até a Igreja de Nossa Senhora, localizada na Praia da Penha, no Litoral sul da cidade.

O efetivo foi distribuído em todo o percurso, contando com grande número de policiais a pé, além do serviço de inteligência, rádio patrulhamento, policiamento de Choque, Cavalaria, Força Tática e demais outras modalidades de policiamento.

Estiveram trabalhando na Procissão da Penha efetivos dos dois grandes Batalhões que atuam na região metropolitana, comandados pelos tenentes coronéis Jefferson Pereira e Sousa Neto.

O sistema de segurança da Festa contou ainda com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e STTRANS.

História da Romára da Penha

A Romaria da Penha acontece todos os anos com uma caminhada de 14 quilômetros que anualmente sai da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de João Pessoa, até a Capela de Nossa Senhora da Penha, na Praia da Penha, sempre no último domingo de novembro.

O Santuário da Penha faz parte do roteiro histórico e turístico do litoral paraibano e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), em 26 de agosto de 1980. Este santuário tem sido muito procurado por conta dos milagres atribuídos a Nossa Senhora. A Romaria de Nossa Senhora da Penha tem atraído uma média anual de 250 mil peregrinos e se transformou numa das mais tradicionais da Paraíba.

Compartilhar