Governador assina projeto criando Conselho Estadual de Defesa Social

Governador abre Seminário Paraíba pela Paz
O governador Ricardo Coutinho assinou na noite desta quarta-feira (6), Projeto de Lei que dispõe sobre a organização e o funcionamento do Conselho Estadual de Defesa Social e lançou a Campanha Estadual de Desarmamento com a ativação do Comitê Paraibano pelo Desarmamento.

A assinatura aconteceu na abertura do Fórum Paraíba Unida pela Paz que contou com mais de 800 participantes que lotaram o Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural.

O governador Ricardo Coutinho ressaltou que a promoção da segurança pública deve vir acompanhada de políticas públicas que gerem uma melhor qualidade de vida e, ao mesmo tempo estejam articuladas com a população e os diferentes níveis de governo. “Ao realizarmos esse Fórum estamos iniciando um processo de construção democrática com os diversos setores da sociedade do Plano Estadual de Segurança a ser implantado na Paraíba”.

“Considero a experiência repassada pelo governador Eduardo Campos com a implantação do Pacto pela Vida em Pernambuco como uma referência para todos os estados nordestinos na redução da criminalidade, dentro das peculiaridades de cada estado e de suas administrações”, completou.

Ele ressaltou que a Paraíba tem uma caminhada muito longa para a redução da criminalidade, mas isso deve ser feito com inteligência, com tecnologia, com aumento do efetivo e melhoria das condições de trabalho. “Essas questões estão sendo percorridas pelo governo e temos conseguido avanços com prisões de quadrilhas de roubo a banco, aumento das apreensões de crack e de armas e a redução dos homicídios em todas as regiões, exceto na Capital, onde já há uma desaceleração”.

Ricardo admitiu dificuldades para redução dos homicídios, mas disse que o governo em seis meses registra avanços como a queda em 29% dos crimes na regional de Catolé do Rocha, 16% na regional de Patos, 11,3% na regional de Campina Grande, e um declínio nos homicídios na região metropolitana da Capital. Segundo ele, cerca de 90% dos homicídios na Paraíba estão ligados ao tráfico de drogas, principalmente o crack.

“Estamos trabalhando bastante para que possamos, em um futuro bem próximo, colher dados melhores do que estes que conseguimos graças às prisões que estamos conseguindo fazer. Nosso maior desafio é acabar com o medo permanente que deturpa a sociedade e resgatar o sentimento de tranqüilidade”, disse, acrescentando que o armamento da população na ajuda na redução da criminalidade.

Participação pernambucana – O governador de Pernambuco Eduardo Campos falou sobre a experiência da implantação do Pacto pela Vida na política de segurança do seu estado. O plano buscou priorizar duas linhas, a da prevenção nas escolas e imediações, para que o jovem não tenha contato com a droga e por fazer uma repressão qualificada trocando a força pela inteligência assim como foi adotado em várias partes do mundo.

De acordo com Campos, esse encontro entre a prevenção e a repressão qualificada fez os homicídios caírem 40% no Recife em quatro anos. “Isso foi resultado da política que estruturamos, assim como a Paraíba faz hoje ouvindo a sociedade com a participação das forças policiais, do governador Ricardo Coutinho e de técnicos como o secretário de Segurança Claudio Lima que nos ajudou no processo de implantação do Pacto pela Vida”.

PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA DE ARMAS DE FOGO
NO ESTADO DA PARAÍBA DURANTE A CAMPANHA DO
DESARMAMENTO – 2001

REGIÃO METROPOLITANA DE JOÃO PESSOA

ACADEPOL – HILTON SOUTO MAIOR – MANGABEIRA

BATALHÃO DE BUSCA E SALVAMENTO DO CORPO DE BOMBEIROS –

Av. CABO BRANCO – CABO BRANCO

CENTRAL DE POLÍCIA – VARRADOURO

4ª COMPANHIA DA POLÍCIA MILITAR – CAMBOINHA – CABEDELO

NÚCLEO INTEGRADO DE POLICIAMENTO COMUNITÁRIO – ILHA DO

BISPO

COMANDO GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS – MARÉS

3ª COMPANHIA DA POLÍCIA MILITAR – ALHANDRA

7º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR – SANTA RITA

CAMPINA GRANDE

2º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR
2º BATALHÃO DO BOMBEIRO MILITAR
10º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR

PATOS

3º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR

GUARABIRA

3º BATALHÃO DO BOMBEIRO MILITAR
4º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR

CAJAZEIRA

6º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR

ITABAIANA

8º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR

CUITÉ

9º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR

MONTEIRO

11º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR

CATOLÉ DO ROCHA

12º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR

ITAPORANGA

13º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR

SOUSA

14º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR

Compartilhar