Governo inaugura Distrito Integrado de Segurança Pública em Mangabeira

A sede do Distrito Integrado fica ao lado da praça Cristo Rei, em um local estratégico por causa da proximidade com a área comercial do bairro, uma das mais movimentadas da cidade. Foram instaladas 20 câmeras em diversos pontos do bairro e todo movimento desses locais serão acompanhados, durante 24 horas, pelo ônibus de vídeomonitoramento do Disp.
O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, destacou que a instalação do Disp faz parte de um projeto maior: a compatibilização de áreas integradas, que está prevista na Lei 111/2012, que instituiu geograficamente a responsabilidade dos gestores das Polícias. É a integração dos órgãos operativos, Polícia Civil e Polícia Militar, na prática, em um mesmo prédio, com reuniões e planejamentos que objetivam atender cada vez melhor a população local, melhorar os índices em Mangabeira, principalmente na área comercial. É um trabalho que será feito com mais presença das Polícias e será proveitoso para os cidadãos, afirmou.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, destacou que o Disp vai possibilitar um reforço maior em diversos pontos do bairro, tanto através da presença de policiais como pelo acompanhamento por câmeras. A Polícia Militar, que é responsável pelo policiamento ostensivo, não tinha uma estrutura física no bairro e agora ganha com o Disp, o que vai possibilitar, com este efetivo e viaturas destinados só para Mangabeira, uma prevenção maior aos crimes e, consequentemente, trazer uma maior sensação de segurança para os moradores do bairro mais populoso da capital, garantiu.
Efetivo qualificado Para promover uma prevenção mais qualificada no bairro, os 60 policiais militares do Distrito Integrado de Segurança Pública foram capacitados com o curso de polícia comunitária e também de enfrentamento ao crack. Serão intensificadas ações principalmente na área de comércio, nas praças e nas escolas.




