Governo inaugura Distrito Integrado de Segurança Pública em Mangabeira

Com uma estrutura de 80 policiais militares e civis, 7 viaturas, 3 motos e um ônibus de vídeo monitoramento, o Disp reforçará a segurança no bairro.
O Governo do Estado inaugurou, neste domingo (29), o Distrito Integrado de Segurança Pública do bairro de Mangabeira, na Zona Sul de João Pessoa. Com uma estrutura de 80 policiais militares e civis, 7 viaturas, 3 motos e um ônibus de vídeo monitoramento, o Disp reforçará a segurança no bairro e também abrigará a nova sede da 9ª Delegacia Distrital, com o registro de qualquer tipo de ocorrência, independente do local onde tenha acontecido o fato.

A sede do Distrito Integrado fica ao lado da praça Cristo Rei, em um local estratégico por causa da proximidade com a área comercial do bairro, uma das mais movimentadas da cidade. Foram instaladas 20 câmeras em diversos pontos do bairro e todo movimento desses locais serão acompanhados, durante 24 horas, pelo ônibus de vídeomonitoramento do Disp.

O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, destacou que a instalação do Disp faz parte de um projeto maior: a compatibilização de áreas integradas, que está prevista na Lei 111/2012, que instituiu geograficamente a responsabilidade dos gestores das Polícias. “É a integração dos órgãos operativos, Polícia Civil e Polícia Militar, na prática, em um mesmo prédio, com reuniões e planejamentos que objetivam atender cada vez melhor a população local, melhorar os índices em Mangabeira, principalmente na área comercial. É um trabalho que será feito com mais presença das Polícias e será proveitoso para os cidadãos”, afirmou.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, destacou que o Disp vai possibilitar um reforço maior em diversos pontos do bairro, tanto através da presença de policiais como pelo acompanhamento por câmeras. “A Polícia Militar, que é responsável pelo policiamento ostensivo, não tinha uma estrutura física no bairro e agora ganha com o Disp, o que vai possibilitar, com este efetivo e viaturas destinados só para Mangabeira, uma prevenção maior aos crimes e, consequentemente, trazer uma maior sensação de segurança para os moradores do bairro mais populoso da capital”, garantiu.

Efetivo qualificado – Para promover uma prevenção mais qualificada no bairro, os 60 policiais militares do Distrito Integrado de Segurança Pública foram capacitados com o curso de polícia comunitária e também de enfrentamento ao crack. Serão intensificadas ações principalmente na área de comércio, nas praças e nas escolas.