Polícia Militar divulga esquema de segurança do Enem 2013

Além da escolta nos trajetos, a Polícia Militar vai reforçar também o policiamento no entorno dos 417 locais de provas com o patrulhamento feito por viaturas, motos e a pé. Este ano, o efetivo é maior em relação ao ano passado (quando foram utilizados 1.000 policiais) por causa do aumento do número de locais de provas, que passou de 276 em 2012 para 417 este ano.
Segundo o coordenador de Planejamento Operacional da PM, tenente coronel Onivan Elias, a novidade, este ano, será a instalação de um Centro de Comando e Controle para monitoramento das ocorrências envolvendo o exame. A unidade funcionará na sede do Quartel do Comando Geral, na Capital, e também servirá de elo para contato entre os comandantes regionais e a cúpula de inteligência e planejamento operacional da PM, em João Pessoa.
Através da nossa Intranet, monitoraremos os 417 locais de provas que estão distribuídos em 45 municípios. Já temos, nessa plataforma, informações e recursos referentes a cada cidade e que podem ser úteis quando da realização da operação, frisou Onivan, acrescentando que as ações ostensivas incluem patrulhamento motorizado e, por vezes, a pé, nas proximidades e nos pontos de realização do Exame.
Ainda segundo ele, serão empregados PMs de todos os batalhões, além das seguintes unidades especializadas : Cavalaria, Trânsito, Ambiental, Companhia de Turismo e Batalhão de Operações Especiais. Eles também atuarão nas escoltas a partir das Unidades Centralizadoras, os quartéis dos exércitos (onde os exames já se encontram guardados), para as agências dos Correios – que farão também sob escolta a distribuição dos malotes para os pontos de aplicação do Exame e depois a coleta dos gabaritos.
O Enem Na Paraíba, 187.325 alunos se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (Enem). A prova também é requisito para o ingresso na Polícia Militar da Paraíba, através do concurso para o Curso de Formação de Oficiais.