Polícia Militar divulga esquema de segurança do Enem 2013

A apresentação foi feita durante uma coletiva de imprensa
A Polícia Militar divulgou nesta quarta-feira (23) o esquema de segurança que será utilizado para o Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (Enem), realizado no próximo sábado (26) e domingo (27), aqui na Paraíba. A operação da PM começa na sexta-feira (25) e conta com 1.200 policiais envolvidos e 150 viaturas, que vão fazer a escolta dos malotes de provas que já estão no 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, em João Pessoa, e 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Campina Grande, até os 45 municípios onde serão realizadas as provas.

Além da escolta nos trajetos, a Polícia Militar vai reforçar também o policiamento no entorno dos 417 locais de provas com o patrulhamento feito por viaturas, motos e a pé. Este ano, o efetivo é maior em relação ao ano passado (quando foram utilizados 1.000 policiais) por causa do aumento do número de locais de provas, que passou de 276 em 2012 para 417 este ano.

Segundo o coordenador de Planejamento Operacional da PM, tenente coronel Onivan Elias, a novidade, este ano, será a instalação de um Centro de Comando e Controle para monitoramento das ocorrências envolvendo o exame. A unidade funcionará na sede do Quartel do Comando Geral, na Capital, e também servirá de elo para contato entre os comandantes regionais e a cúpula de inteligência e planejamento operacional da PM, em João Pessoa.

“Através da nossa Intranet, monitoraremos os 417 locais de provas que estão distribuídos em 45 municípios. Já temos, nessa plataforma, informações e recursos referentes a cada cidade e que podem ser úteis quando da realização da operação”, frisou Onivan, acrescentando que as ações ostensivas incluem patrulhamento motorizado e, por vezes, a pé, nas proximidades e nos pontos de realização do Exame.

Ainda segundo ele, serão empregados PMs de todos os batalhões, além das seguintes unidades especializadas : Cavalaria, Trânsito, Ambiental, Companhia de Turismo e Batalhão de Operações Especiais. Eles também atuarão nas escoltas a partir das Unidades Centralizadoras, os quartéis dos exércitos (onde os exames já se encontram guardados), para as agências dos Correios – que farão também sob escolta a distribuição dos malotes para os pontos de aplicação do Exame e depois a coleta dos gabaritos.

O Enem – Na Paraíba, 187.325 alunos se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (Enem). A prova também é requisito para o ingresso na Polícia Militar da Paraíba, através do concurso para o Curso de Formação de Oficiais.

Compartilhar